Valor emocional: como criar felicidade fortalece marcas

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Valor emocional: como criar felicidade fortalece marcas

No contexto de decisões, nossas emoções servem como um atalho mental. Ao invés de analisarmos cuidadosamente todas as informações sobre uma situação ou produto, nossos cérebros dependem em sinais emocionais que recebem. Isso acontece para economizar energia mental, o que acaba gerando uma decisão rápida.


A importância do valor emocional na construção de uma marca

Aproximadamente 64% dos consumidores acreditam que marcas devem se conectar com eles – significando que somente anunciar nos canais online não é suficiente. Incorporar o lado emocional em sua marca se tornou um fator indispensável no mercado virtual de hoje.


Quando uma estratégia consegue criar uma conexão ao emocional do consumidor, maiores são as chances que eles farão compras futuras, confiar em seus produtos ou serviços e até te recomendar a outros.


Criando uma ressonância emocional para sua identidade

Grandes marcas já estabelecidas, como a Coca Cola, formaram sua presença com base nos sentimentos de quem consume seu produto. Só de pensar no nome “Coca Cola”, você já sente uma positividade, um sentimento feliz associado com eventos sociais – especialmente em época de festividades como o natal.


Desde sua criação a Coca Cola foca seu marketing em como seu produto te faz sentir, como a felicidade une famílias e amigos – afinal, o que é um almoço em família sem o refrigerante? Essa peça se solidificou como uma parte vital de nosso dia a dia.

Conexões como essa são o que mantém uma marca na relevância, e você nem pensa nas dezenas de outras opções mais baratas ou de maior qualidade. A fidelidade de um cliente vira incondicional.


Felicidade vs satisfação do consumidor

Pode parecer que os dois termos são iguais – afinal, estar satisfeito é sinônimo de felicidade. Porém, nos olhos do marketing digital, cada um tem seu papel distinto.

A satisfação do consumidor demonstra como um cliente se sentiu após fazer a compra ou entrar em contato com seu suporte. A satisfação é crucial, mas só providencia um pequeno olhar sobre aquele momento, e não garante o retorno desse comprador.


Já com a felicidade do consumidor, esse termo encapsula toda a jornada do consumidor com a sua empresa – como te conheceram, quão bem você conseguiu alcançar suas expectativas e necessidades, e a criação de uma impressão positiva e duradoura, que irá os trazer de volta quando precisarem de algo novamente.


Enquanto a satisfação traz dados sobre o produto em si, a felicidade é sobre criar uma conexão emocional direta com o cliente, suprindo suas necessidades e solidificando sua presença em sua mente como alguém confiável e presente.

Esses cuidados a mais com o lado emocional dos seus clientes em potencial é o que diferencia o bom do excelente – assim trazendo dados essenciais para o crescimento do seu negócio, e gerando mais engajamento que realmente faz a diferença.


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