Leads no marketing digital: o que são? Entenda sua importância e como gerar

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Leads no marketing digital: o que são? Entenda sua importância e como gerar

Uma boa estratégia de marketing vai além de anunciar e vender – é sobre acompanhar seu cliente desde o começo de sua jornada até a compra final. Do momento que tem um problema, geram interesse na sua empresa até o momento da compra final (e depois da compra!), saber como funciona a geração de novos leads é crucial para entender tudo sobre o marketing digital.


O que são leads?

No mundo digital, um lead se refere a um indivíduo que demonstrou interesse nos produtos ou serviços de uma empresa, e demonstra potencial de se tornar um novo cliente. Esse interesse é capturado e catalogado no marketing digital por meio do preenchimento de formulários, cadastros em newsletters, engajando nas redes sociais ou clicando em um anúncio digital.

Esses usuários podem não ter feito uma decisão em relação a uma compra ainda, mas se tornam clientes em potencial por demonstrarem interesse de engajar a fundo com a empresa.


Tipos de leads

Após a formação de um lead, eles devem ser categorizados de acordo com o potencial daquele consumidor de tornar um cliente e enfim uma venda. Muitas interações online podem ser banais, como um usuário buscando informações, mas não interessado em fazer uma compra. Para isso, algumas empresas utilizam sistemas como:


Lead qualificado com marketing: engajou com as atividades de marketing da sua empresa, como redes sociais.


Lead qualificado com informações: providenciou informações sobre seus requisitos específicos.


Lead qualificado com vendas: Um lead que já demonstrou interesse em se tornar um cliente e fazer uma compra.


Cada categoria está posicionada em um dos níveis do funil de vendas, e o interesse demonstrado ajuda a definir como prosseguir com sua estratégia de conversão. Para entender mais sobre o funil de vendas, não esqueça de conferir nosso guia completo aqui e complementar sua leitura ;)


Mas enfim, como gerar novos leads?

Primeiro, defina que tipo de leads você quer atrair.

Cada empresa ou negócio tem sua clientela ideal, para quem querem vender. Sem saber quem é um lead de acordo com o que realmente define seu interesse, você pode acabar com muitos leads falsos – pessoas que não tem tanto interesse quanto você pensou, e podem não gerar novas vendas.


Detalhes como quem são, sua indústria, experiência, orçamento e afins ajudam a definir um perfil básico para quem se tornará um lead.

Métodos para gerar novos leads


Tráfego Pago

O método mais simples para atingir um novo público segmentado é o uso do tráfego pago. Anunciando em plataformas como o Google Ads mostra sua empresa para o publico que você escolher baseado no perfil que criou sobre seus leads, e cada clique nos seus anúncios demonstra alguém interessado no que você oferece.


Marketing de conteúdo

Utilizar o tráfego direcionado ao seu site ajuda a gerar novas conexões entre cliente e empresa. Criando conteúdo de qualidade, como blogs e e-books, você consegue não só gerar interesse sobre seu nicho, como demonstrar a sua expertise no tópico e solidificar sua posição no mercado. Na geração de leads, o uso de formulários e cadastros para “desbloquear” os conteúdos de e-books, ou newsletters para receber novidades do blog são ferramentas cruciais para encontrar quem tem interesse.


Redes sociais

Grande parte do público está nas redes sociais, e sua empresa não deve ser exceção. Criar conteúdo de qualidade que reflete sua empresa nas redes sociais não só cria uma presença relevante para você, como ajuda seus clientes a confiarem na sua empresa e buscarem conhecer mais após verem uma postagem sua. Essas interações são todas categorizadas como leads em potencial.


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