Como definir um orçamento PPC justo e eficiente?
Para empresas de todos os tamanhos, garantir que o valor investido em seu marketing está realmente trazendo resultados é uma preocupação comum.
Todos os cliques contam para incentivar o crescimento sustentável do negócio.
Ao planejar seu orçamento PPC cuidadosamente, você abre espaço para a otimização dos seus gastos, aumenta sua visibilidade, atrai leads mais qualificadas e gera mais vendas sem gastos desnecessários.
O que é um orçamento PPC?
Seu orçamento é a base de qualquer campanha PPC (pague por clique), determinando o valor que irá investir para alcançar seu público alvo e conquistar seus objetivos de marketing.
Não é sobre quem investe mais em anúncios; é sobre alocar seus recursos estrategicamente para garantir que todo o centavo estará trabalhando para trazer o melhor Retorno em investimento (ROI) possível. O PPC é a parte do seu orçamento de marketing que será investido em campanhas PPC em várias plataformas como o Google Ads, Meta Ads e afins. Ele determina o valor que você consegue gastar para objetivos mais específicos, como gerar leads, aumentar vendas ou até seu reconhecimento de marca.
Ao contrário de outros métodos, o PPC somente gasta do seu orçamento quando um usuário clica em seu anúncio; por isso, toda a estratégia por trás do seu anúncio se torna vital.
Fatores que influenciam seu orçamento PPC
- Objetivos da campanha
Seus objetivos devem ser definidos antes mesmo de pensar no orçamento que irá investir. Desde aumentar seu reconhecimento até gerar leads e vendas de qualidade, um objetivo claro (e realista!) irá te guiar na medida de eficácia da campanha.
Profissionais gastam seu orçamento em canais que focam no retorno no investimento (ROI) e aumentarão o sucesso da empresa.
- Competitividade do seu nicho
Alguns nichos, como serviços legais, seguros ou financeiros tem custos por clique (CPC) mais altos devido a intensidade da competição por palavras chave de valor. Já mercados menores e nichos menos competidos podem ter um valor por clique menor, mas juntamente, um volume de buscas reduzido.
- Palavras chave e localização
As palavras chave são a base para qualquer estratégia PPC; palavras chave com alta intenção e alto volume de pesquisas custam mais, especialmente em nichos mais competidos. Saber alocar seu orçamento entre palavras chave de alta e média relevância requer tempo, testes e conhecimento.
Similar às palavras chave, sua localização faz toda a diferença. Anunciar em grandes cidades ou regiões com alta demanda, por exemplo, normalmente resulta em preços inflados por clique.
- Plataformas PPC
A plataforma que decide utilizar determina quantos cliques receberá, desde o momento que seu público alvo está ou não presente nela.
Fatores demográficos como idade, profissão, gênero e gostos todos influenciam qual plataforma usuários preferem navegar e usam com frequência; conhecer seu público alvo é fundamental para escolher a plataforma que trará o melhor retorno.
- Qualidade dos anúncios
Nem tudo é só estratégia por trás das cenas: o que acontece diretamente com o usuário determina se o clique acontecerá ou não.
Um anúncio de qualidade precisa de visuais intrigantes que capturam a atenção, além de textos cativantes para incentivar o leitor a buscar mais informações que possam o interessar, gerando assim mais cliques e interesse na sua empresa.
Como calcular seu orçamento PPC ideal
Uma das maneiras mais eficientes de definir seu orçamento PPC é começar pelo final: o quanto quer ganhar com essa campanha?
Comece com o objetivo final, e então calcule o quanto precisará gastar para chegar lá. O processo é mais simples do que parece:
Orçamento de anúncios = (Receita alvo ÷ Taxa de conversão) × Custo por clique (CPC)
Para facilitar, vamos usar um exemplo. Digamos que você deseja aumentar suas vendas via E-commerce em 10% no próximo mês. Atualmente, sua receita é R$50,000.00, o que significa um esperado aumento de R$5,000.00. Sua taxa de conversão em média é de 2%.
Para organizar os dados:
Receita mensal: R$50,000.00,
Objetivo: 10% de aumento = R$5,000.00
Valor médio por venda: R$100.00
Taxa de conversão atual: 2%
Custo por Clique estimado: R$1,50
Determine quantos pedidos precisará: Se cada pedido, em média, traz R$100.00: R$5,000.00/R$100.00 = 50 novos pedidos no mês.
Calcule quanto cliques precisará para conseguir essas 50 vendas: com base na taxa de conversão atual, 50/ 0.02 (2%) = 2,500 cliques para 50 vendas.
Estime quanto custará para conseguir esses cliques: 2,500 x R$1,50 CPC = R$3,750.00
Resultado: precisaria investir aproximadamente R%3,750.00 em PPC no mês seguinte para conquistar um aumento de 10% em suas vendas via E-commerce.
É importante reforçar que esse valor será diferente dependendo no tamanho da empresa, seu objetivo final, o orçamento total do seu Marketing e as estratégias que utilizará para conquistar esse objetivo. O cálculo serve como uma visão realista do que deve esperar, porém é sujeito a alterações durante o mês devido ao aumento e queda da demanda de certas palavras chaves conforme o passar do tempo.
Estabelecer um plano de gastos é fundamental para gerenciar seu orçamento de PPC com eficácia. Isso permite refinar campanhas, adaptar-se às mudanças do mercado com base em dados e identificar oportunidades de melhoria.
Uma gestão eficiente do orçamento de PPC é essencial para o sucesso, garantindo resultados competitivos com cada real investido.
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