Marketing SaaS: como funciona a publicidade de produtos baseados em assinatura

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Marketing SaaS: como funciona a publicidade de produtos baseados em assinatura

O grande sucesso de assinaturas digitais é uma consequência direta da transformação digital que estamos passando.

O desenvolvimento contante de novas tecnologias e a demanda crescente por produtos digitais criou um nicho de clientes que buscam alta qualidade sem o comprometimento de um grande investimento – é aqui que o modelo SaaS brilha.


Para começar: o que significa SaaS?

O marketing SaaS se refere ao termo “software as a service”, ou software como um serviço em português. Essa estratégia encapsula uma coletânea de processos e atividades que empresas SaaS usam para atrair seu público alvo, os converter em clientes, e mantê-los no longo prazo.

Normalmente é focada em demonstrar o valor das ferramentas disponíveis via assinaturas anuais ou mensais para indivíduos ou empresas.

Esse modelo de marketing depende em maioria em anunciar novas atualizações e ferramentas dentro da inscrição, para atrair clientes novos e ainda manter os já assinantes.


O ciclo de vida dos assinantes

Quando comparado a compras únicas, a duração de clientes SaaS se mostra muito mais longa. Por causa que usuários continuam clientes desde que estejam fazendo pagamentos mensais, seu retorno em investimento é constante e crescente.

Por conta desses fatores, o modelo SaaS foca em demonstrar atenção e constante desenvolvimento da plataforma ou ferramenta, para mostrar aos clientes sua evolução, e como vale a pena continuar pagando por esse serviço digital. A venda do serviço inicial ainda é crucial, mas o foco na retenção do cliente é o que realmente determina seu sucesso.


O feedback constante dos usuários que usam a plataforma diariamente, em muitos casos, se torna a fonte para atualizações frequentes e uma comunidade feliz e leal ao formato SaaS.


Uso de testes gratuitos e a estratégia “freemium”

Conquistar confiança é a fonte de qualquer relacionamento empresa – cliente, e no marketing SaaS isso é ainda mais importante; guiar um consumidor a fazer a primeira inscrição é difícil, por parecer um grande comprometimento em pagamentos mensais.

Para combater esse medo, muitas empresas oferecem testes gratuitos para que consumidores possam ver o potencial completo da sua ferramenta, sem medo de perder dinheiro à toa. Esses testes normalmente duram de 7 até 31 dias dependendo no produto, dando espaço amplo para que o cliente cancele a inscrição se se sentir infeliz com o oferecido.


Outras empresas focam em converter clientes gratuitos em clientes pagantes, tornando sua plataforma 50% gratuita – com a opção de se inscrever na versão premium, que realmente desbloqueia seus serviços completamente. Nesse formato, a plataforma se limita a certo número de caracteres, 3 ações por dia, e afins. Tudo isso te permite usar a plataforma de maneira limitada, instigando a compra da versão premium para não ser parado pelos limites impostos.


Elementos de uma estratégia SaaS

Ao desenvolver a maneiro como vai anunciar seu produto seguindo o formato SaaS, existem elementos fundamentais para começar:


Persona do comprador

Conhecer quem irá comprar é a maneira mais completa de entender como manter sua atenção e lealdade. Pense: quem são seus clientes ideais? Com o que trabalham? O que precisam? Entender quem são e suas dores irá trazer oportunidades de marketing ideais.


Valor proposto pelo serviço

Seu produto precisa ter um valor claramente definido. Por que seus clientes devem assinar? Que problema único que ele resolve? Isso será o fundamento para começar a entender as melhores maneiras de construir seus anúncios.


Mapeamento da jornada do cliente

De conhecimento até conversão e além – entender os pensamentos e caminhos que seus clientes passam até decidirem assinar sua ferramenta te permite criar mensagens de marketing especializadas às necessidades de clientes em potencial a cada etapa.


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