Impressões vs alcance vs engajamento: qual a diferença? Entenda as métricas

Quando se vem a estratégia, o passo mais importante é saber medir seus resultados com precisão e encontrar áreas para ampliar e melhorar sua abordagem.
As métricas oferecidas pelas plataformas de marketing digital podem ter nomes similares, mas seus propósitos são bem distintos – não saber suas diferenças pode acabar diluindo seus resultados e te dar uma impressão incorreta do seu sucesso.
Três métricas extremamente conectadas e confundidas são as impressões, o alcance e engajamento – qual a diferença?
Impressões
Uma impressão é registrada quando um usuário visualiza (ou talvez visualiza) seu anúncio. Por exemplo, se seu site aparecer como um dos primeiros resultados pagos no Google, ele receberá uma impressão mesmo se o usuário passar por ele e não interagir.
Essa métrica se refere ao número de vezes que um conteúdo pago é demonstrado para um usuário. Ele não precisa nem ter visto realmente – ele só precisa aparecer durante sua navegação.
O fator diferencial de impressões é que múltiplas impressões podem acontecer com um único usuário – o mesmo anúncio pode ser demonstrado para a mesma pessoa, e independente de sua interação, cada visualização individual contará como uma. Se o anúncio for divulgado 3 vezes para a mesma pessoa, isso são 3 impressões.
Alcance
Seu alcance determina o número total de usuários únicos que visualizaram seu conteúdo. A grande diferença entre alcance e impressões é que, com alcance, estamos falando de cada usuário individual independente de quantas vezes ele viu o anúncio. Se o anúncio alcançar 100 pessoas, independente se elas o virão 3 vezes, seu alcance continuará 100. Enquanto isso, suas impressões serão 300.
Engajamento
Finalmente, o engajamento é a medida que realmente demonstra a interação com seu anúncio – cliques, comentários, curtidas, compartilhamentos e afins. Ele só conta quando um usuário completa uma ação em resposta ao conteúdo compartilhado.
Quanto mais ações feitas, maior será seu engajamento.
Entender sua taxa de engajamento ajuda a entender se seu conteúdo está conectando com seu público alvo – ele mostra que alguém dedicou seu tempo para responder e reagir ao conteúdo, o que indica que estão interessados.
Seja seu foco em alcance, engajamento ou impressões, entender como analisar cada métrica em comparação uma a outra é crucial para realmente saber o sucesso da sua campanha.
Um nível alto de impressões com “baixo” engajamento nem sempre significa uma má performance – seu anúncio alcançou o público alvo, assim como outros que não tiveram interesse. Nesse exemplo, otimizar seu direcionamento poderá trazer novos resultados.
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