Content pruning: como filtrar e limpar seu conteúdo para melhorar sua performance em SERPs
Manter um site relevante é mais que só criar conteúdo e o promover, também é crucial cultivar e refinar o que já existe. O conteúdo mais precioso para uma empresa é aquele que, mesmo meses (ou até anos) após sua criação, ele ainda se mostra útil e traz interesse.
Para isso, a “Limpeza” do seu conteúdo se torna uma ótima escolha para garantir que seu conteúdo continua atual, engajante e se alinha com a empresa.
O que significa Content Pruning?
Esse é o processo de remover conteúdo antigo ou que não recebeu os resultados esperados do seu site, com objetivo de melhorar os resultados do seu SEO e amplificar os seus melhores conteúdos, os ajudando a alcançar seu público alvo.
Isso também pode ser feito com páginas de baixa relevância ou baixa qualidade, para melhorar a performance geral do seu site durante a manutenção rotineira. Com o Content Pruning, você melhora a indexação de páginas pelos crawlers do Google, por exemplo, diminuindo as chances de certas páginas importantes passarem despercebidas e não receberem a atenção que merecem.
Essa remoção pode incluir posts de blog que se tornaram irrelevantes com o tempo, páginas de produto desatualizadas, conteúdo duplicado e conteúdo que não está mais obtendo resultados.
Conforme um site cresce e se desenvolve, é comum acumular uma quantidade significativa de conteúdo.
Porém, não é todo o conteúdo que foi escrito que mantém seu valor, relevância ou precisão.
Em muitos casos, os conteúdos e páginas desatualizados do site podem piorar seu SEO e em torno, sua performance. Isso pois plataformas de pesquisa (como o Google, Bing e outras) priorizam conteúdos de qualidade e que entrega valor a que o busca.
A limpeza do conteúdo ajuda a prevenir o canibalismo de palavras chaves, que ocorre quando você acidentalmente cria muito conteúdo similar ao redor do mesmo tópico. Quanto mais páginas citando as mesmas palavras-chave, maior a dificuldade para ferramentas de busca determinarem quais dos seus posts devem ser ranqueados naquele tópico. Isso pode levar a uma queda geral para o site.
Como executar o Content Pruning
Colete informações e analise o conteúdo atual
Para qualquer etapa na limpeza de um site, a organização é a primeira etapa (e a mais importante.).
Colete todo o conteúdo atual, como está sua performance e organize a informação de uma maneira fácil de visualizar, como uma planilha Excel ou Google Sheets; Plataformas como o Google Analytics também podem fornecer insights úteis, porém é fácil acabar com informações desnecessárias.
Defina objetivos e critérios
Não estamos somente deletando conteúdo para diminuir a quantidade – a remoção deve ser feita de maneira consciente sobre o que é útil, relevante e tem boa performance. Defina objetivos e critérios que determinam se aquele conteúdo deveria ou não continuar no site. Por exemplo: a página foi criada para ranquear em uma palavra? Esse objetivo foi alcançado? Se sim, em que posição e como foi sua performance?
Para cada página, pense qual era seu objetivo, se ele foi alcançado e se existem outras páginas que executam a mesma função, mas trouxeram (ou trazem) resultados melhores.
Melhorar, remover ou esconder?
Com a primeira rodada de remoção, é preciso analisar o conteúdo a ser removido – o que pode ser feito?
Melhorar: Conteúdo que foi esquecido, porém possui grande potencial e se tornar relevante na atualidade da empresa é uma ótima oportunidade para gerar algo novo e ainda melhor. Reescrever o conteúdo, melhorar seus visuais e adicionar mais expertise e tópicos atuais com links internos leva um conteúdo “bom” para algo realmente valioso.
Remover: Nem todo o conteúdo retem seu valor por muito tempo. Atualizações sobre mudanças, tópicos sem relevância e conteúdo mal escrito são exemplos do que deve ser removido do site. Com isso dito, sempre verifique se existe algo útil ou de valor no conteúdo, que pode ser reutilizado ;)
Esconder: Certas páginas, como Landing Pages direcionadas a um produto que já não é tão relevante, porém ainda possui valor, podem estar competindo com páginas direcionadas aos produtos mais atuais.
Caso exista parte do seu público que ainda encontra valor naquela página, com um bom tráfego e engajamento, é inteligente esconder a página dos mecanismos de busca ao ranquear com outras páginas similares, para trazer destaque a novidades e gerar mais interesse atual.
A página se mantém acessível para quem precisa dela, porém de maneira sutil que não interrompe o crescimento da empresa.
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