O que torna uma avaliação online confiável? Entenda o ceticismo de hoje

Se tem um tipo de marketing indispensável, que traz confiança e credibilidade para qualquer empresa, é o marketing que o próprio cliente providencia. Seja por compartilhar sua experiência com amigos e família, postar online ou deixar uma avaliação positiva, esses resultados impactam diretamente a visão da empresa no olho do público.
Avaliações de serviços ou produtos são ferramentas estratégicas para empresas de todos os tamanhos, ao ajudarem a direcionar as decisões pré-compra dos consumidores interessados. Mas com o crescimento online vem o ceticismo – essas avaliações realmente dizem a verdade? Como saber se são reais, incentivadas ou falsificadas para melhorar a imagem da empresa?
O fenômeno da prova social
No coração da psicologia por trás do uso de avaliações está o conceito da prova social. Isso sugere que indivíduos tem a tendência de copiar as ações e decisões dos outros, assumindo que são as etapas corretas e evitando fazer uma compra arriscada, sem saber se a empresa realmente irá entregar o que prometeu.
Ao coletar avaliações valiosas com o tempo, os futuros clientes conseguem ver que a empresa é confiável – pelos olhos dos clientes passados.
Avaliações boas, que detalham a experiência e mostram realismo já solidificam para o cliente que outros fizeram compras com a empresa, e receberam um resultado satisfatório – saciando o medo do cliente novo e o encaminhando a confiar e fazer uma compra assim como os outros.
O grande problema: Autenticidade vs Ceticismo
Em uma época em que autenticidade tem grande valor para empresas, a credibilidade das avaliações online vem recebendo um olhar atento e duvidoso. Clientes são cientes de fatores como incentivos financeiros, produtos complementares ou até patrocínios em troca de boas avaliações.
Além disso, a tecnologia facilita a falsificação de avaliações em múltiplos aspectos. Quem compra online é extremamente cauteloso desse fator, buscando sempre as avaliações mais autênticas e realistas sobre o produto. Por exemplo, muitos produtos podem ter avaliações 5 estrelas de usuários sem fotos, nomes estranhos e sem nenhuma descrição. Essas avaliações já atingem a dúvida: será que é um usuário ou só uma avaliação feita para inflar os resultados?
O mesmo se aplica a sabotagem. Alguns competidores podem abusar de métodos questionáveis para danificar a reputação de seus rivais, deixando avaliações negativas e falsas em suas páginas.
Com esse entendimento, é fácil entender porque alguns consumidores ainda se baseiam nas avaliações para conhecer a realidade de uma marca.
Como tornar ceticismo em clientes leais
No fim do dia, cai a responsabilidade da empresa garantir sua transparência e autenticidade quando se vem a suas avaliações e prova social. A chave é construir confiança – Isso pode ser conquistado criando uma experiência de qualidade a seus clientes.
Uma compra segura, fluida e profissional já traz paz para os clientes fazendo um investimento em seus produtos ou serviços. Garanta que não existam taxas surpresa ou bugs durante a finalização – sua confiança cai assim que você parece estar escondendo algo.
Seja transparente sobre suas regras em relação a trocas, devoluções e reembolsos; um processo simples é um diferencial para criar um ambiente confiável.
Os consumidores sempre questionam o que veem online, mas se sua marca priorizar confiança e serviço de qualidade, é fácil se destacar entre a maioria. Sendo transparente, ético e colocando seus clientes em primeiro lugar, você consegue transformar esse ceticismo em relacionamentos duradouros entre empresa e consumidor.
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