Alinhando campanhas criativas com a jornada do consumidor: desde a ideia até o impacto

A criatividade sem estratégia é esquecível, e a estratégia sem criatividade é invisível.
Uma campanha de marketing não é só sobre capturar a atenção de quem a ver. É sobre interessar, influenciar um comportamento e entregar um impacto. Agora mais que tudo, profissionais devem compreender cada etapa da jornada do consumidor, e o equilíbrio entre a criatividade e a estratégia é um ponto crucial.
Cada etapa da jornada, desde a primeira descoberta até se tornarem um cliente fiel, depende de diferentes tipos de criatividade. Alinhar seus esforços trará uma estratégia uniforme e eficaz.
O que é a jornada do consumidor?
A jornada do consumidor se refere ao caminho e etapas que um indivíduo tem com sua empresa, produto ou serviços. Ela descreve e categoriza ambas as interações diretas, como entrar em contato com o atendimento ao cliente, e as interações indiretas, como onde ouviram sobre sua empresa (um evento, rede sociais, rádio, etc).
A jornada pode ser interpretada como pontos de contato que mapeiam as interações únicas que seu cliente teve. Em cada etapa da jornada, diferentes estratégias e esforços de marketing são necessários para conquistar os resultados desejados – isso inclui que visuais e chamadas são mais apropriados.
Descoberta
Esse é o topo do funil, indicando o primeiro momento que alguém descobre que sua empresa existe. O trabalho das campanhas nessa etapa é capturar a atenção e fazer uma primeira impressão forte.
Grande parte do que captura nossa atenção são os visuais fortes e impactantes – uma identidade visual simples, consistência e uma chamada eficaz fazem toda a diferença para criar interesse e familiaridade.
Consideração
Na segunda etapa, seu interesse foi conquistado e o consumidor inicia a fase de pesquisas. Ele viu sua empresa, clicou em algo ou até visitou seu site – agora começa a comparar você, competidores e avaliando suas opções.
Aqui, seu design deve servir como apoio para conteúdos mais aprofundados, educando com clareza. Fragmente suas informações utilizando ícones, diagramas e dados reais sobre os resultados da sua empresa.
O uso de Landing pages, Páginas de produtos, infográficos e testemunhos ajudam a validar ainda mais sua qualidade.
Conversão
Agora seu público está a beira de fazer uma compra – seu visual faz toda a diferença em solidificar a venda, especialmente quando se vem a diminuir a fricção e gerar confiança.
Priorize a clareza: os clientes estão prontos para comprar, então seus visuais devem remover qualquer uma de suas dúvidas ou confusão. Preços diretos, imagens de qualidade para produtos e informações sobre entrega e os resultados esperados são cruciais.
Retenção
Muitos pensam que a jornada acaba quando o cliente faz uma compra, mas manter esse cliente voltando a comprar com sua empresa é vital para a sustentabilidade ao longo prazo da empresa. Aqui, o foco está em reforçar a experiência do consumidor e os encorajar a voltar, assim que precisarem de você novamente.
Durante a fase de retenção, o foco em Email marketing, programas de recompensas, campanhas de reengajamento e guias de usuário ajudam a manter o interesse do consumidor focado na sua empresa, terminando sua compra em uma página positiva.
Defesa
Agora é o momento que seus clientes viram seu marketing – seu trabalho é providenciar as plataformas para compartilharem sua empresa com outros.
Isso pode ser feito de diversas maneiras, como uma página do Google Meu Negócio, programas de referência, incentivo de UGC (conteúdo gerado por usuários) e o cultivo de uma comunidade em redes sociais.
A importância dos visuais e design inteligente
Seu design e visuais são a base para guiar as pessoas, não só as impressionar.
Os aspectos criativos da sua campanha devem estar alinhados com a jornada e pensamentos que seu público alvo terá ao interagir e aprender sobre sua empresa, entendendo como se sentem e o que precisam para prosseguir ao próximo passo.
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