O “Modo IA” do Google e o que significará para o marketing – entendendo o Stateful Chat

Em agosto de 2024, o Google publicou uma nova patente para seus planos de transformar a busca em, essencialmente, uma conversa.
De acordo com o documento, o Google visa transformar e reinventar a maneira como a pesquisa funciona – torná-la mais rápida e simples, removendo a desconexão entre a maneira com qual humanos procuram informações e como os mecanismos de busca tradicionais respondem.
O que é o “Modo IA”?
Quando uma pessoa vai realizar uma busca, não é somente uma única busca. É um processo de dias, com diversas pesquisas para encontrar e refinar as informações providenciadas em cada jornada.
Por exemplo, se estamos pensando em adquirir uma câmera: A pesquisa começa simples, “melhores câmeras 2025”. No mesmo dia, o usuário volta para pesquisar “Qual é melhor, Câmera A vs B”. Assim começa a sequência, ao longo de vários dias, até o resultado desejado:
“Câmera A qualidade de imagem”
“Câmera B qualidade de imagem”
“Avaliações Câmera A”
“A Câmera A é boa para grava vídeos?”
Uma semana depois, ao decidir em sua compra: “Alternativas mais baratas que Câmera A” ou “Cupom de desconto para Câmera A”.
Os mecanismos de busca, como conhecemos hoje, não tem a habilidade de entender a conexão entre essas pesquisas – eles as interpretam de maneira individual, providenciando respostas somente para o que foi escrito naquele momento.
Com as buscas fragmentadas, os usuários são responsáveis por juntar as informações e leva-las consigo nas próximas buscas, reestabelecendo contexto toda a vez que precisam de mais informações. O objetivo do Modo IA, também chamado de “Stateful Chat” pela patente, é justamente criar um modelo de busca com memória contextual e habitual, respondendo todas as suas dúvidas em um estilo engajante e dinâmico.
Esse modo já está em modo de testes, com usuários do Gemini Advanced podendo participar em seu teste (dependendo em sua região). Por enquanto, ainda não está disponível no Brasil.
Como funciona
A busca nesse modo, sendo uma categoria diferente das pesquisas comuns no menu do Google, é como uma conversa: Você faz sua pergunta, o mecanismo encontra respostas e, com base em seu comportamento e contexto, sugere mais sub pesquisas, produtos relacionados a sua pesquisa (quando aplicável), e faz perguntas sobre o que está precisando.
Você então pode responder a esses resultados, refinando mais a busca e adicionando as informações relevantes a sua necessidade – a IA então continua respondendo conforme encontra informações apropriadas, utilizando contexto para anular o que for irrelevante.
O modo IA cria uma maneira de busca que, de maneira simples, anula a necessidade de visitar site e outros métodos de pesquisa, mantendo o usuário na página do Google onde oferece as informações diretamente dos sites (e principalmente documentos) onde pesquisou de maneira compacta e fatual. Esse modo não possui anúncios ou spam – sendo uma maneira de busca “limpa” e objetiva.
Esse modo também irá lembrar o que você já perguntou antes, o que ele já te mostrou e o que você engajou, além de analisar seu perfil e histórico de buscas para refinar ainda mais as buscas e evitar um processo repetitivo ou resultados que não te interessam.
O que isso significa para a busca tradicional?
Vale reforçar: a busca tradicional não irá ser removida. Ela permanece como o método mais fiel e oficial para encontrar suas informações, sem contar seus anos de desenvolvimento e otimização. Mesmo com o crescimento do Modo IA, é improvável que eles substituam o método mais utilizado para esta nova versão.
Porém, com a opção disponível, é altamente previsto que muitos usuários começarão a utilizá-lo como a base de suas buscas – algo importante para considerar no espaço do Marketing Digital.
O conteúdo que cria não está sendo somente avaliado com o que o usuário escreveu – está sendo julgado contra uma multitude de sub pesquisas e documentos que possibilitam essa busca ir mais a fundo que qualquer método tradicional.
Se seu conteúdo não consegue prever esse contexto e a jornada de busca do consumidor como um todo, suas chances de aparecer diminuem.
Quando se vem ao SEO, por exemplo, tudo que sabemos será diferente: Você não está mais otimizando para pesquisas literais e palavras chaves, mas sim para o que a IA do Google pensa que o usuário quer dizer, pode querer ou precisa que seja clarificado conforme pesquisa.
Empresas e profissionais investem seu tempo e recursos para criar conteúdo de qualidade, com citações, links e fontes, mas podem acabar sofrendo um declínio em cliques puramente pelo Modo IA decidir que aquele conteúdo não é relevante, ou mostrar o fragmento diretamente no seu resultado – removendo a necessidade do usuário de entra em seu site para encontrar a informação que querem.
E agora?
Esse novo modo do Google ainda está em desenvolvimento, com sua patente ainda pendendo. Isso significa que sua aplicação real vai demorar a ser implementada oficialmente para todos os usuários, e mais informações sobre como afetará a todos será revelada conforme o tempo passa.
Por enquanto, é crucial se manter atualizado e desenvolver maneiras de garantir sua posição em um mundo de buscas cada vez mais automatizadas.
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