5 razões que o tráfego do seu site pode ter caído “do nada”

Uma queda nos resultados esperados do seu tráfego direto pode ser incrivelmente frustrante e confusa, especialmente quando parece ter acontecido sem um motivo real. Para descobrir a causa, é preciso ir a fundo em dados, análises e explorar as múltiplas opções do por que esse fenômeno pode ter ocorrido.
Atualizações do Google
O Google está constantemente se esforçando para aprimorar mais e mais seu serviço, de resultados precisos a filtragem de sites inapropriados e melhores técnicas de indexação. Seu algoritmo é atualizado aproximadamente a cada 1-2 meses, e quando as atualizações são diretamente conectadas ao seu mecanismo de indexação e spam, a maioria dos sites acaba recebendo uma queda grande e inesperada em resultados.
Quando isso ocorre, é vital que você leia as novas diretrizes e atualizações e faça ajustes de acordo, para trazer seu site para a normalidade novamente.
Quedas do servidor Google Analytics (GA4)
O tráfego direto do seu site é conectado diretamente com os servidores do Google Analytics – afetando diretamente os resultados visíveis na plataforma. Em casos que o servidor do Google Analytics acaba indisponível por qualquer motivo, é comum ver uma queda drástica em seu engajamento e posicionamento online.
Problemas de acessibilidade do seu site
Os mecanismos de busca dão prioridade a sites responsivos e com boa acessibilidade durante a navegação. A falta da acessibilidade dificulta o acesso dos usuários que querem visitar seu site, assim trazendo uma queda em seu movimento. As vezes, a acessibilidade já existente em seu site pode sofrer com um bug que o torna inacessível – corrigir esses problemas pode trazer seu tráfego ao normal.
Feriados nacionais
O tráfego online é afetado diretamente durante feriados como o carnaval, páscoa, natal e afins. Isso ocorre por causa da mudança drástica nos tópicos que são pesquisados e os sites que todos estão visitando. A queda no seu tráfego pode parecer alta, mas normalmente é causada pela falta de movimento causada pela correria dos feriados. Seu tráfego deve voltar ao normal perto ao fim do feriado.
Fim de suas campanhas pagas
Anúncios pagos e Remarketing ambos trazem movimento ao seu site, ao encontrar e mostrar seus anúncios para um público segmentado que realmente se interessa por o que você tem a oferecer.
Quando essas campanhas chegam ao fim, é comum ver uma queda de movimento ou tráfego, pois esses anúncios não estão mais ativos. Isso não quer dizer que os anúncios foram uma perda de investimento – eles cumpriram seu objetivo.
O trabalho para continuar crescendo seu tráfego orgânico é longo, com resultados que aparecem com o tempo.
Se você busca aproveitar de estratégias que realmente funcionam, confie na equipe da Sites 10, Agência de Marketing Digital. Com nossa experiência em Google Ads, desenvolvimento de sites e funcionalidades avançadas, garantimos uma excelente experiência tanto para você quanto para seus clientes.
Estamos prontos para transformar sua visão em realidade digital e impulsionar seu negócio para novos patamares. Fale conosco hoje mesmo e descubra como podemos ajudar!
VOLTARPosts Relacionados