Google Pagespeed: entenda a ferramenta, como funciona e como a usar corretamente

Com qualquer empresa, um site bem otimizado e funcional para todos é crucial ao buscar pelo seu público alvo. Porém, mesmo que seu site pareça bom no seu computador, a experiência de outros usuários pode ser diferente.
Para isso, usamos vários métodos e ferramentas para testar e garantir que todos tenham uma experiência universalmente prazerosa ao navegar.
O que é o Google Page Speed?
Estamos falando de uma ferramenta gratuita online, disponibilizada pelo próprio Google, que analisa todos os aspectos da performance do seu site – tempo de carregamento, se é responsivo, estabilidade visual e afins – e disponibiliza um relatório e avaliação da sua página. Esse relatório aponta detalhadamente o que pode estar prejudicando sua performance, o que pode ser melhorado e ainda gera sugestões de maneiras como otimizar seu site.
O Google Page Speed avalia seu site nas diferentes categorias:
Core Web Vitals
Essa avaliação prioriza a experiência do usuário e a mede via as métricas:
Maior exibição de conteúdo (LCP): velocidade de carregamento percebida;
-Interaction to next paint (INP): velocidade de resposta e feedback visual ao interagir com o site;
-Shift acumulativo no layout (CLS): mudanças e movimentação de partes do layout não esperadas;
-First contentful paint (FCP): tempo entre o momento que o usuário navegou até a página até o momento que qualquer parte do conteúdo é renderizado na tela;
-Tempo até o primeiro byte (TTFB): tempo entre a solicitação de um recurso e o momento em que o primeiro byte de resposta começa a chegar.
Todas essas métricas tem uma porcentagem em média que é esperado – sua página será avaliada com essa média como base.
Com essa avaliação, o Google Page Speed também disponibiliza relatórios com base nos quatro fundamentos:
-Desempenho
-Acessibilidade
-Práticas Recomendadas
-SEO
Cada categoria tem sua avaliação de 1 a 100, destacando seu resultado – juntamente, o relatório contém os diagnósticos específicos dos fatores que podem estar prejudicando a sua página e o que deve fazer para os aprimorar.
Entendendo seus resultados
Vale reforçar que, por mais que o Google Page Speed seja uma ótima ferramenta, ele é somente isso – uma ferramenta para medir resultados. Os resultados que ele oferece, na maioria dos casos, são baixos e não refletem a realidade de uma página. Sites grandes como Amazon, Globo e Facebook são todos reprovados por esses resultados, mesmo que funcionem perfeitamente com acessos constantes por usuários no mundo inteiro.
A razão para isso é que o Page Speed está simulando o carregamento da página e o interpretando usando suas medidas em média – não considerando a experiência real de um usuário indo até a página e tentando executar ações. Essa distinção é importante, pois seus usuários podem estar perfeitamente contentes com sua página, enquanto a avaliação pensa que qualquer script “mal posicionado”, imagem um pouco maior que sua média e efeito de animação esteja impactando sua performance (mesmo sendo fatores intencionais e inofensivos para sua página).
Estar ciente dos resultados do Page Speed é bom, e te ajuda a fazer otimizações bem informadas no seu site – porém veja os resultados como oportunidades de melhora e não fatos exatos e completos, pois não refletem a experiência real dos seus clientes e visitantes.
Caso tenha grandes dúvidas e preocupações sobre sua performance, procure conversar com um profissional confiável para receber a garantia e entender como seu site realmente funciona.
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