Como refinar seu público alvo para suas campanhas PPC? Guia Completo para iniciantes

PPC, ou Pague por Clique, é um estilo de campanha do Google Ads na qual você somente paga quando alguém clica no seu anúncio – seja em formato de link, remarketing ou outros.
Esses tipos de anúncios visam direcionar clientes em potencial para seu site ou aplicativo, onde conseguem completa uma ação específica como fazer uma compra, se cadastrarem em um newsletter ou agendarem um serviço. Dentro do PPC, você tem grande controle sobre quem verá seu anúncio e quando, focando em palavras chave específicas ou o interesse do público, entre outras métricas.
Como o Modelo PPC funciona
No modelo PPC, anunciantes pagam um valor cada vez que algum usuário clica em seu anúncio. Seu anúncio será disponibilizado para usuários sempre que possível durante o prazo determinado, porém o pagamento virá somente em casos de visitas ao seu site ou direcionamento do anúncio.
A campanha opera em um modelo de leilão, focado em palavras chaves. Anunciantes fazem lances em palavras relevantes a sua empresa, produto ou nicho, e quando um usuário pesquisa por uma daquelas palavras, o mecanismo de busca utilizado determina quais anúncios devem ser mostrados com base em:
-Valor do lance
-Qualidade e relevância do anúncio
-Previsão de impacto de extensões de anúncio e formatos
Nisso, os anunciantes somente pagam se seu anúncio for clicado durante aquela pesquisa. Esse processo ocorre em todas as buscas, como eventos de leilão.
Composição de uma campanha PPC
Uma campanha de sucesso consiste de alguns elementos essenciais, que trabalham em harmonia para tornar sua campanha eficiente. Cada componente requer planejamento cuidadoso e otimização para resultar em bom ROI.
Palavras Chave
As palavras chave determinam quando seus anúncios irão aparecer e quem irá vê-los. São elas que conectam as buscas do usuário com os seus anúncios – escolher as palavras chave erradas podem levar ao seu anúncio ser mostrado para usuários que não se interessam, gastando seu tempo e recursos em vão.
Ao escolher suas palavras chave, considere:
-Foco na relevância para sua empresa e o que oferece, não só o volume de buscas;
-Considere a intenção da busca – compras, aprendizado, comparação, etc;
Existem 3 tipos de palavras chave:
relação ampla, que inclui variações e buscas relacionadas,
relação de frases, que inclui sua palavra chave em diferentes combinações de frase, e
relação direta, com somente buscas extremamente similares a sua palavra chave.
Controlar suas palavras chaves para as palavras e os tipos corretos ajuda a refinar onde você irá aparecer.
Landing Pages
O estilo de campanha PPC é ideal para quem tem uma Landing Page como objetivo. Para garantir a eficiência da campanha, é necessário otimizar sua landing page para maximizar conversões – com conteúdo relevante, chamadas para ação (CTAs) eficazes e uma experiência de usuário ideal.
Sua Landing Page deve ser relacionada aos seus anúncios em termos de design, comunicação e jornada do consumidor (como o funil de vendas).
Estratégias de lance
Os lances são a base da estratégia PPC – você está comunicando diretamente a plataforma quanto está disposto a pagar por cada clique. Existem duas maneiras principais de fazer lances: o lance automatizado e o lance manual.
O lance automatizado acontece quando a plataforma gerencia seus lances conforme os objetivos e informações que providenciar, podendo ser um ótimo início para o uso dos anúncios. Conforme ficar mais confortável e compreender os resultados, você pode transicionar aos lances manuais onde terá mais controle e poderá refinar a fundo todos os detalhes da sua campanha.
Refinando seu público Alvo
Seu público alvo pode ser abrangente durante o início de suas campanhas, para coletar informações sobre quem realmente tem interesse. Com novos dados, você poderá então refinar seu público alvo considerando fatores como idade, gênero, renda mensal e localização. Caso seu negócio seja específico a sua região, foque seus anúncios na mesma.
Você também pode otimizar com base no dispositivo que mais vê resultados (por exemplo, celulares vs computadores) e até agendar anúncios para momentos e dias específicos.
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