Como pequenas empresas podem melhorar sua presença online

Donos de pequenas empresas fazem múltiplos papéis para cuidar de suas responsabilidades e manter seu negócio progredindo – eles têm paixão por sua empresa, mas a quantidade de tarefas e obrigações podem chegar a ser mais do que o próprio tempo permite fazer.
Uma dessas tarefas (e uma das mais importantes) pode acabar perdida na avalanche de trabalho a ser feito: gerenciar a presença e marketing da empresa.
Em 2025, o espaço digital se tornou a base ideal para qualquer empresa começar a construir relacionamentos e trazer interesse para seu empreendimento – ao mesmo tempo, pode ser uma tarefa assustadora, por onde começar?
Tenha um Site próprio + otimização
O primeiro passo para criar uma presença online é ter uma página onde possam te encontrar. Um Site próprio permite que usuários encontrem seu site organicamente quando buscam por seus serviços e produtos, te encontrem e aprendam sobre sua empresa, mensagem e qualidade.
Ainda mais, utilizando ferramentas como SEO e posicionamentos pagos, você otimiza sua presença e aumenta ainda mais as chances de posicionar seu site nos primeiros resultados das buscas.
Redes Sociais: escolha os canais certos para se divulgar
As redes sociais são uma ferramenta essencial para o marketing digital – é a sua empresa presente na vida diária dos usuários. Porém, para realmente fazer a diferença, é preciso estar onde seus clientes estão.
Conduza uma pesquisa de mercado, encontrando quais as redes sociais mais frequentadas pelos consumidores que frequentam o seu nicho e se interessam. Assim, você sabe por onde seu investimento irá fazer a diferença.
Crie conteúdo de qualidade
Seja nas redes sociais ou no seu próprio site, o marketing de conteúdo faz toda a diferença. Sim, você pode ter só um site, mas com poucas atualizações e novidades é fácil cair nas buscas e “desaparecer”. O conteúdo frequente, de qualidade, mostra para seus clientes que você está presente e atualizados nas modernidades do mundo atual – os clientes confiam mais em quem realmente está aqui.
Uma das maneiras mais populares de gerar conteúdo de qualidade é criar um Blog dentro do seu site. Com postagens rotineiras, você providencia conteúdo informativo para seu público, aparece em mais pesquisas gerando tráfego para seu site, e aumenta sua autoridade entre os competidores do seu nicho.
Gerencie sua reputação e busque avaliações online
No mundo digital, avaliações online são críticas para o sucesso ou falha de uma empresa. Pense assim: um cliente em potencial passou na frente da sua loja, mas não tinha tempo de entrar e ver produtos, ou conversar com um vendedor. Ele vai online, pesquisa o nome da sua empresa e vê diversas avaliações negativas não reconhecidas pela empresa, ou até nenhuma avaliação. Porém, você tem dezenas de clientes que, se soubessem da sua presença online, falariam bem e dariam boas avaliações que refutariam as negativas.
A falta de cuidado com seus clientes online mancha a sua imagem – por isso, cultivar uma comunidade que ama sua empresa, e a divulga positivamente vira crucial. Converse com seus clientes, e incentive suas avaliações e depoimentos honestos - e sobre as negativas, tente as compreender, e responda honestamente e publicamente para mostrar que ouviu as críticas, e irá usá-las para melhorar a empresa futuramente.
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