O crescimento do Marketing de Influenciadores: entenda como funciona e por que se popularizou

Com o crescimento das redes sociais e o conteúdo rápido, capturar a atenção dos consumidores vem se tornando um grande objetivo e desafio para empresas e negócios – e quem melhor para anunciar seu produto ou serviço do que quem está criando esse conteúdo? Essa é a ideia que começou a popularidade do Marketing de Influenciadores.
O que é o Marketing de Influenciadores?
O mercado de influenciadores é diverso e interativo, onde usuários podem escolher o conteúdo que preferem seguir, visualizar e engajar. No centro do conteúdo publicado e consumido diariamente por usuários globalmente, estão os influenciadores.
Mais presentes em redes sociais de consumo rápido, como Instagram, Facebook e TikTok (onde receberam sua popularidade), os influenciadores visam criar conteúdo que traz entretenimento e valor, inspirando e influenciando seus seguidores dependendo em seu nicho.
O Marketing de Influenciadores é uma estratégia que envolve criar vínculos e parcerias com criadores dentro do seu nicho, que possuem grandes bases de seguidores e engajamento, com objetivo de divulgar seus serviços ou produtos para um grande público via uma figura pública familiar. Para marcas e empresas, o apelo de uma parceria vem da autoridade e associação positiva que influenciadores transmitem para seus seguidores.
Uma parceria com um influenciador providencia acesso direto à um segmento de usuários que precisam ou querem comprar seu produto.
Essa estratégia é fundada de maneira similar ao uso da prova social no marketing digital – o influenciador age como um cliente fiel, recomendando seus produtos para milhões de outros clientes em potencial. Quando um usuário vê seu influenciador favorito vestindo sua marca, utilizando seus produtos ou falando sobre você, ele terá interesse em obter o mesmo que o influenciador possui.
Tipos de Marketing de Influenciadores
Conteúdo patrocinado
O modelo de patrocínio mais popular é um post, seja um vídeo, foto ou blog, completo com seu produto de maneira direta ou indireta. Ele pode ser o foco do vídeo, explicando o que é e seus benefícios, ou somente posicionado dentro do vídeo de maneira passiva.
Esse estilo de marketing deve ser feito de maneira simples e eficaz – não como se o influenciador está vendendo um produto, mas de um jeito natural que oferece informações úteis e genuínas.
Links afiliados ou cupons de desconto
O marketing não é somente nas redes sociais – o mesmo tráfego pode ser transferido e rastreado diretamente em suas vendas. Oferecer um cupom de desconto exclusivo para o influenciador contratado, em que o influenciador recebe uma porcentagem da compra (normalmente 10-20% por compra), você consegue rastrear as conversões e o alcance que essa estratégia está gerando diretamente.
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