Microaprendizado no marketing digital: como obter e aplicar conhecimento em sua estratégia
Pesquisas indicam que a atenção dos usuários (e das pessoas em geral) vem diminuindo com o tempo, assim trazendo grande dificuldade na retenção de informações e aprendizado. Hoje em dia, é estimado que o tempo máximo de navegação sem distrações vem se aproximando a somente 8 segundos.
Isso reflete diretamente ao uso constante dos dispositivos móveis, trazendo dificuldades que pedem adaptações em nosso aprendizado – é aqui onde o Microaprendizado se destaca.
O que é o Microaprendizado?
Originado do inglês Microlearning, o Microaprendizado é um modelo que busca ensinar conteúdos específicos e de alto valor com práticas objetivas e rápidas. Essa estratégia de aprendizado visa ensinar poucas informações rapidamente, aumentando seu conhecimento e repertório com velocidade e consistência.
Ao longo do tempo, essa abordagem busca otimizar a retenção de conhecimento e permitir que os profissionais se capacitem com agilidade e sem interromper sua rotina diária.
O Microaprendizado tem três pilares:
Foco em entregar conteúdo exato sobre o assunto selecionado.
Duração curta, explicando de forma objetiva e consumindo menos tempo.
Formato multiplataformas, para se encaixar em rotinas de maneira flexível.
O aprendizado pode ser feito em diversas maneiras como plataformas dedicadas, vídeos, cursos e até mesmo curtos podcasts diários.
Fragmentação de conteúdo
A base do Microaprendizado é quebrar grandes tópicos em pequenas quantidades de informações digeríveis, que se conectam conforme o tempo para gerar um conhecimento aprofundado sobre determinado tópico.
Já foi comprovado que o cérebro humano absorve e retém informações melhor quando são fornecidas em pequenas quantidades, portanto estudar de maneira fragmentada é ideal para o aprendizado durante uma semana corrida.
Acesso contínuo e flexível
O Microaprendizado é intercalado junto a rotina diária do profissional, e seu acesso deve se adaptar a mesma.
A disponibilidade em diversos dispositivos, sejam celulares, tablets ou computadores, faz com que o aprendizado possa acontecer a qualquer momento e em qualquer lugar, facilitando a conveniência e flexibilidade dos profissionais.
Interatividade
O aprendizado não ocorre somente com a leitura. O exercício da mente conforme o que foi ensinado ajuda a aumentar a retenção de informações e trazer um momento memorável ao dia. Isso pode ser feito por meio de simulações, questionários ou uma pequena atividade anotada.
O Microaprendizado no Marketing Digital
A metodologia do Microaprendizado pode facilmente ser aplicada a estratégias de marketing de conteúdo.
Ao oferecer conteúdo informativo e ensinar alto valor ao seu público alvo por meio de posts nas redes sociais, blogs e campanhas de Email marketing, você cultiva um público bem informado e interessado no que você tem a dizer.
Além de gerar conteúdo para seu marketing, conteúdos educativos e de alta qualidade trazem mais credibilidade ao seu negócio e atraem consumidores que já confiam em você com base nas informações que está disposto a compartilhar sobre o nicho.
Se você busca aproveitar de estratégias que realmente funcionam, confie na equipe da Sites 10, Agência de Marketing Digital. Com nossa experiência em Google Ads, desenvolvimento de sites e funcionalidades avançadas, garantimos uma excelente experiência tanto para você quanto para seus clientes.
Estamos prontos para transformar sua visão em realidade digital e impulsionar seu negócio para novos patamares. Fale conosco hoje mesmo e descubra como podemos ajudar!
VOLTARPosts Relacionados