Topic Clusters realmente funcionam? Como funciona essa estratégia de SEO

Criar conteúdo de qualidade é sempre a prioridade quando trabalhamos com o marketing de conteúdo – quanto mais esse tópico ajudar o leitor, o melhor é seus resultados. Porém não basta só escrever um bom conteúdo – é preciso de uma boa estratégia.
Como a estratégia de Topic Clusters funciona?
Os Clusters são um grupo de páginas relacionadas, sobre o mesmo tópico, que se interconectam dentro de um site. Sua estrutura é composta de uma página principal, chamada de Pilar, e múltiplas subpáginas que cobrem seus subtópicos.
Todas as paginas são interconectadas com links internos, direcionando as páginas para as outras dentro do cluster – essa estratégia cria um tipo de loop, onde o usuário interessado navega pelas diversas páginas para aprender mais sobre o tópico dessa Cluster.
Como exemplo: Vamos dizer que seu blog fala sobre viagens. Sua página pilar pode falar sobre planejamento de viagens, descrevendo em grandes detalhes como fazer e como funciona. Com isso em mente, suas subpáginas falariam de temas como “uma checklist para o que colocar nas malas”, “os melhores restaurantes da área”, “quanto custa uma viagem” e afins – todas direcionando o usuário para a página principal e outras subpáginas relacionadas.
Uma estratégia efetiva de topic clusters pode ajudar a elevar a qualidade do seu SEO - quanto mais conteúdo de qualidade você publicar em um tópico relevante, você consegue ranquear em mais palavras-chaves desse mesmo tópico.
Topic clusters e SEO
A maneira que os mecanismos de busca (como Google, Bing e Firefox) funcionam é lógica: seus Crawlers (pequenos “robôs” responsáveis pela indexação de páginas) escaneiam todas as páginas do seu site, encontrando seus caminhos e determinando quais devem ser ranqueadas e em quais posicionamentos.
As topic clusters servem como um “guia” para a indexação, demonstrando a hierarquia de páginas nesse grupo e mostrando autoridade no tópico – o que resulta em posicionamentos mais altos nos resultados das pesquisas.
Anos atrás, as pesquisas eram compostas de palavras chaves fragmentadas para encontrar tópicos similares a o que buscam. Hoje em dia não poderia ser mais diferente – com o tempo, as pesquisas vêm ficando mais e mais complexas, esperando resultados exatos e rápidos.
Os mecanismos de busca são inteligentes o suficiente para reconhecer as conexões entre essas pesquisas, e entender o contexto por trás da busca. Isso torna a criação de múltiplos conteúdos sobre o mesmo tópico em diversas páginas ainda mais necessário para a sua indexação.
Se você busca aproveitar de estratégias que realmente funcionam, confie na equipe da Sites 10, Agência de Marketing Digital. Com nossa experiência em Google Ads, desenvolvimento de sites e funcionalidades avançadas, garantimos uma excelente experiência tanto para você quanto para seus clientes.
Estamos prontos para transformar sua visão em realidade digital e impulsionar seu negócio para novos patamares. Fale conosco hoje mesmo e descubra como podemos ajudar!
VOLTARPosts Relacionados