Canibalização de palavras-chave no SEO: o que é e como encontrar o problema

Sites 10 Agência Digital | Canibalização de palavras-chave no SEO: o que é e como encontrar o problema
Canibalização de palavras-chave no SEO: o que é e como encontrar o problema

Quando você cria um conteúdo para seu site, existem diferentes palavras chaves que são usadas para tentar ranquear o mais alto possível nos resultados dos mecanismos de busca (Google, Bing, Firefox, etc.). Conforme você cria novas páginas e conteúdos, é muito provável que você acabe discutindo tópicos similares ou até use as mesmas palavras chaves para páginas diferentes.


O que significa canibalização de palavras chave?

A canibalização ocorre quando você acaba com múltiplas páginas competindo entre si pelo posicionamento no mecanismo de busca, por causa da sua palavra chave ser igual. Esse é um erro comum de SEO que pode acontecer naturalmente quando empresas crescem e criam mais e mais conteúdo.


A canibalização é algo ruim?

Embora seja importante que você cubra o máximo de tópicos sobre seu nicho e tenha bastante informação confiável disponível para construir sua autoridade, é fácil de ir longe demais e acabar danificando sua autoridade sem a intenção.

A canibalização de palavras chaves é ruim, mas é crucial saber que a canibalização só se torna um problema real quando múltiplas páginas com a mesma palavra chave está afetando a performance orgânica do site. Em casos menores, esses detalhes não mostram tanta diferença.


Como localizar o problema

Opção 1: Pesquisa avançada no site pelo Google

Abra uma aba do Google, e coloque o comando, trocando as informações para refletirem o que você quer saber: site:www.seusite.com ‘palavra-chave’. Os resultados serão todas as páginas do seu site publicadas com a palavra chave escolhida.

Para identificar um problema de canibalização, verifique por:


Uma queda de cliques fora do normal – isso pode acontecer quando você publica algo novo e o Google prioriza a nova página ao invés das que já estavam ranqueadas. Isso supostamente volta ao normal depois de algum tempo, mas caso não volte é bom investigar.


Problemas tentando ranquear – duas peças de conteúdo tentando se ranquear no mesmo resultado pode ser “confuso” para o Google, indicando que sua estratégia não está tão robusta quanto pode ser.


Opção 2: analise os resultados do Google Search Console (GSC)

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo próprio Google que pode te ajudar a identificar a canibalização.

Na aba “Resultados de busca”, você encontra uma lista de palavras com as quais seu site ganhou impressões e cliques. Clicando em cada palavra, você pode navegar para a aba “páginas” e ver as páginas que estão ranqueadas para a mesma. Se mais de uma URL ganha cliques e impressões pela mesma palavra, isso pode ser um sinal de canibalização.


Se você busca aproveitar de estratégias que realmente funcionam, confie na equipe da Sites 10, Agência de Marketing Digital. Com nossa experiência em Google Adsdesenvolvimento de sites e funcionalidades avançadas, garantimos uma excelente experiência tanto para você quanto para seus clientes. Estamos prontos para transformar sua visão em realidade digital e impulsionar seu negócio para novos patamares. Fale conosco hoje mesmo e descubra como podemos ajudar!

VOLTAR

Posts Relacionados

Fale com especialista

Aguarde

Confirmar ação?

Deletar essas informações podem corromper alguma coisa

Cancelar

Ok