Compreendendo o que é a Retenção de público e como grudar na mente dos clientes
Especialmente com o crescimento do conteúdo curto, com plataformas como TikTok, Instagram Reels e YouTube Shorts, a maneira com que usuários consomem conteúdo mudou. Com atenção mais curta, cerca de 8 segundos de acordo com estudos feitos pela Microsoft, é ainda mais difícil garantir a atenção do seu público.
Diante as diversas métricas que precisamos analisar para o crescimento online, a retenção do público é uma das chaves para que seu conteúdo tenha a melhor performance.
O que define a retenção de público?
A retenção se refere ao quão bem seu conteúdo consegue capturar a atenção do seu público durante um certo período. Isso engloba aspectos como o tempo de permanência em um blog, o tempo que um vídeo é assistido e até como seu público se mantém engajado com sua empresa durante diversas interações (curtidas, compartilhamentos, comentários, etc).
Uma taxa de retenção alta significa que a maioria do seu público alvo está assistindo o vídeo, lendo o seu conteúdo ou engajando até o final. Já uma taxa de retenção baixa indica que estão indo embora antes de verem sua conclusão.
A retenção, após calculada e observada, pode ser aplicada em diversos aspectos da sua estratégia de marketing, desde a melhora do seu conteúdo até novas abordagens de Email marketing e ideias para conteúdos que irão engajar seu público.
Por que a retenção de público é tão importante?
Melhor experiência de usuário
Seu conteúdo é o diferenciam entre uma experiência engajante e interessante e mais uma empresa genérica online.
Compreender a sua retenção de público ajuda a encontrar o que pode melhorar durante a experiência do usuário ao encontrar sua empresa, conhecer seu conteúdo e passar pelo funil de vendas. Ele indica que áreas estão capturando atenção, e o que pode ser melhorado para gerar constante crescimento e mais engajamento.
Melhor conscientização sobre sua empresa e serviços/produtos
Garantir a atenção do seu público naturalmente mostra seu interesse pelo que está providenciando em termos de conteúdo, e mostra que sua mensagem está sendo realmente comunicada para quem tem interesse na sua empresa e o que tem a oferecer.
Seu conteúdo é a chave para aumentar a retenção; sabe como?
O Conteúdo que produz é a base na qual sua presença online é construída. Desde a ideação até a escrita de legendas, produção de vídeos e posts, garantir que cada parte do conteúdo que publica ressoa com seu público alvo é vital.
Conhecer seu público alvo, o que buscam, suas preferências e hábitos são todos aspectos que impactam o conteúdo que irá criar, e em torno como ele será recebido. Seu conteúdo, acima de tudo, deve entregar valor e atingir as expectativas do seu público.
Falar sobre sua empresa não é suficiente; é importante introduzir valor ao tempo de atenção do cliente por conteúdo informativo, instrucional, interessante ou engajante. Quanto mais o público se interessa pelo conteúdo, o mais ele assiste e interage.
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