O que é um serviço produtizado e como essa estratégia funciona

No mundo dos serviços, especialmente para freelancers e consultorias, a venda é uma troca entre horas e dinheiro. Com o trabalho constante, muitos acabam se sentindo gastos, porém não conseguem ver um caminho para conseguirem trabalhar menos e ainda receber um bom valor por suas habilidades.
Como solução para esse problema, veio a produtização de serviços – uma maneira eficiente de simplificar seu processo de vendas e conquistar mais clientes, sem adicionar mais em sua carga horária.
O que significa “produtizar”?
A produtização se refere ao processo de desenvolver ou alterar uma ideia, processo, habilidade ou serviço para torná-lo comercializável para o público geral. A produtização envolve utilizar uma habilidade ou conhecimento, e transformá-lo em um produto geral, testado e funcional, que pode ser vendido como um “item” ao invés de um serviço.
Ela envolve combinar os benefícios de produtos e serviços, providenciando uma solução generalizada que pode ser facilmente anunciada e vendida.
Um bom exemplo da produtização de serviços são cursos online – você transforma seu conhecimento e habilidades em algo digerível e de qualidade, colocando um valor em sua experiência compartilhada e o vendendo para quem tem interesse de aprender o que você pode ensinar. Diferente de dar aulas sobre o tópico, qualquer um pode adquirir o curso e o assistir quando quiser, retirando o trabalho constante que você teria ensinando aulas semanais e preparando conteúdos para uma turma.
Como produtizar seus serviços ajudam seu futuro
É importante reforçar – a produtização não remove a necessidade do seu trabalho e serviços gerais. Os “produtos” devem servir mais como uma renda passiva, para aqueles clientes que tem interesse em seus serviços, mas caso não tivessem a opção da compra direta, não iriam contratá-lo ou seu contrato não iria durar ao longo prazo.
O uso de serviços produtizados ajuda a receber retorno em leads menos qualificados, ou seja, os consumidores que possuem menos interesse, porém ainda buscam o conhecimento que profissionais podem oferecer. Isso em torno te ajuda a fidelizar clientes por via do seu conteúdo de qualidade, e traz mais clientes qualificados que irão contratar seus serviços gerais.
Com esse modelo de negócio, você foca em criar serviços prontos para venda, te dando controle sobre preços fixos e o direcionamento de suas conversões.
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