CRM no marketing digital: entenda como o atendimento ao cliente afeta suas vendas

Uma empresa não é nada no mercado sem seus clientes. Afinal, ela depende deles para validarem sua credibilidade, divulgarem e claro, gerar retorno em seus investimentos. Para isso, um relacionamento saudável e abundante entre empresa e cliente é fundamental – e entender como fazer isso é o papel da estratégia CRM.
O que é CRM (Customer Relationship Management)?
Por definição, CRM é o processo de gerenciar e cultivar relacionamentos com seus clientes. Isso é atingido com uma combinação de processos estratégias que empresas podem implementar para melhorar suas conexões já existentes com clientes e associados.
O CRM é um elemento vital em empresas de todos os portes, por ser a base fundamental para crescer e cultivar uma comunidade em volta do seu negócio, serviço ou produto.
Todas as interações que o consumidor tem com sua empresa online, sendo compras, adicionar aos favoritos, seguir nas redes sociais ou até só navegar pelas páginas do site trazem informações valiosas para entender melhor seus clientes – como pensam, o que precisam e o que os ajudaria naquele momento decisivo. Porém, o CRM vai além disso – ele é pensado para atingir clientes individualmente, cultivando sua fidelidade e trazendo experiências cada vez mais completas e satisfatórias, o que leva a uma comunidade feliz e leal.
Por exemplo: se um cliente frequentemente compra itens de uma categoria específica, você consegue atingir e personalizar sua interação com a loja virtual com ofertas personalizadas e descontos naqueles itens que podem o interessar.
Ao reconhecer o cliente e seus interesses, você personaliza sua experiência e faz com que ele se sinta valorizado pela sua empresa, deixando uma boa impressão e incentivando futuras compras.
Automação do CRM no Marketing Digital
Além de uma estratégia, CRM também é o termo usado para a ferramenta ou software de gerenciamento de relacionamentos de clientes. Essa ferramenta serve como uma base de dados, coletando informações sobre todos os seus atuais e futuros clientes – com dados sobre o cliente em si, o que já compraram ou mostraram interesse, com que competidores já conversaram, que newsletters ele já cadastrou e se realmente interagiu com elas e muito mais.
Além de armazenar informações, um software de CRM ajuda você a enviar Emails para sua lista de contatos, analisa como eles interagiram com dito Email e pode enviar um segundo Email seguindo com os clientes que tiveram interesse no primeiro. Isso é um pequeno exemplo da potência desses softwares.
Com um banco de dados completo das informações dos seus clientes atuais, é fácil encontrar o que precisa e adaptar sua estratégia direcionada aquele indivíduo, oferecendo estratégias personalizadas e experiências únicas para cada um.
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