SEO local: como otimizar seu site para receber mais clientes pessoalmente

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SEO local: como otimizar seu site para receber mais clientes pessoalmente

Para alguns negócios, o que realmente importa é conquistar os clientes que frequentam por perto do seu espaço físico e trazê-los a visitar, conhecer e realizar uma compra.


O SEO sempre se mostrou (e sempre será) uma das partes cruciais para garantir que seu site será visto pelos clientes certos – e ele mesmo pode ser otimizado e dedicado para seus clientes locais.


O que é o SEO local?

O conceito básico é o mesmo – otimizar elementos do seu site e estratégia de conteúdo para aumentar as chances que o algoritmo dos mecanismos de busca irá posicionar seu site nas primeiras posições dos resultados.

Quanto mais alto o seu site, maiores são as chances que um consumidor interessado irá clicar e conhecer sua empresa.


O que destaca o SEO local do SEO comum é sua dedicação a otimizar seu site para um público local a sua empresa, podendo ser o quão específico como quiser, como seu bairro, ou vago, como sua cidade ou até estado.


Muitas das práticas de SEO local são iguais ao SEO comum, porém com suas técnicas específicas, como:


Google Meu Negócio (GMN)

O GMN é a base para a presença online de qualquer empresa ou negócio local.

O Google Meu Negócio é um perfil que o Google Associa com a sua empresa. Você pode criar ou reivindicar um perfil (se o Google tiver criado um automaticamente, o que acontece com empresas e negócios populares), e o gerenciar, colocando todas as informações relevantes ao seu negócio – telefones, endereço,


Criação de conteúdo específico a região

Dentro do seu site, é crucial se indexar nas palavras, produtos e serviços que você providencia dentro da sua região.

Conteúdo como páginas dedicadas a cada serviço, um catálogo de produtos, blogs sobre eventos locais e respostas para as perguntas sobre seu nicho são exemplos do que pode mostrar que você entende as necessidades e tem as soluções na sua região.


Otimização dedicada ao algoritmo de busca local do Google

O algoritmo que o Google utiliza para posicionar sites é extremamente complexo e usa diferentes sinais, como informações do produto ou serviços, metadados e qualidade de avaliações para fazer sua determinação. Para o SEO local, o Google utiliza os fatores de Relevância, Distância e Prominência.


Relevância: demonstra que sua empresa vende os produtos ou serviços que o usuário está procurando – sua empresa providencia o que ele precisa.


Distância: considera a distância entre o usuário e seu estabelecimento, mesmo quando não mencionado na própria pesquisa.


Prominência: considera a qualidade da empresa – ela coleta todas as informações que consegue encontrar online, como avaliações, vídeos ou blogs falando sobre a empresa, influenciadores e afins, e usa isso para avaliar o quão proeminente a empresa é.


O SEO local é um processo dinâmico e duradouro que requer atenção, atualização e adaptabilidade. Com ele, você consegue elevar seu posicionamento local online e atrair mais clientes, aumentando não só o tráfego online, como em pessoa.


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