LTV no marketing digital: calcule e entenda a retenção de clientes da sua empresa

Assim como clientes investem em uma empresa, a empresa também deve investir naquele cliente. Isso por que, quanto mais felizes seus clientes estão, maiores as chances de eles continuarem comprando com você e gerando mais lucro para o crescimento da sua empresa.
Mas como medir isso e saber quanto investir? É para isso que utilizamos o CVT – o valor vitalício que esse cliente traz para sua empresa.
O que é Customer Lifetime Value (LTV)?
LTV, ou Valor Vitalício do cliente, se refere ao valor esperado que seu cliente trará para o seu negócio durante sua vida. Ele determina uma estimativa de quanto retorno financeiro ele irá gerar e por quanto tempo ele irá continuar comprando da sua empresa.
Quanto mais tempo uma pessoa passa comprando com você, o mais leal ela se torna, e o mais irão investir em sua empresa.
Em sua essência, estamos falando do valor total que um consumidor trará para uma empresa durante todo o período de seu relacionamento.
Maximizar o valor dos seus clientes atuais e já fidelizados é uma medida crítica para qualquer estratégia.
Como o LTV funciona e como o calcular
Para calcular o Valor vitalício de seus clientes, você precisa saber algumas informações:
-O retorno em média por cliente (ARPU) durante um período específico
Por exemplo: se você tem 1.000 usuários e 500 deles gastaram R$200,00 no último ano, enquanto os outros 500 gastaram R$800, seu retorno em média será:
(500 usuários x R$200) + (500 usuários x R$800) = $500,000
R$500,000/1,000 usuários = R$500,00 ARPU
-Sua taxa de rotatividade/cancelamentos
Use o número de usuários perdidos no fim de um período (ou seja, clientes que não retornaram ou cancelaram seu serviço) e o divida pelo número de usuários que você tinha no início. O multiplique por 100 e terá sua taxa de rotatividade.
Exemplo: 100 usuários perdidos/ 1,000 usuários iniciais x100 = 10% rotatividade
Com essas informações, você consegue seguir para o cálculo principal para saber o LTV de um cliente:
O Valor vitalício dos seus clientes é o resultado da divisão do seu ARPU por sua taxa de rotatividade. Podemos usar a seguinte fórmula:
LTV = Retorno em média por cliente (ARPU) / Taxa de rotatividade
Com o exemplo que usamos acima, o resultado seria:
R$500,00 /10% = R$5,000.00
Essa fórmula fornece um valor estimado de quanto seus clientes irão gastar em um período determinado (ARPU) e o quanto é sua retenção de clientes desde o início até o fim do período determinado.
Entender o valor dos seus clientes te fornece informações valiosas para construir relacionamentos fortes com seus clientes, com objetivo de trazer mais sucesso no longo prazo.
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