Criando um perfil profissional no Instagram: Como escrever uma bio efetiva

O Instagram se tornou um dos maiores e mais fortes canais para atrair leads e crescer no mundo digital, e entender como aproveitar todos os seus elementos é importante para criar uma base sólida para desenvolver sua empresa dentro do seu nicho.
Entre esses elementos é a sua bio – um detalhe pequeno que faz toda a diferença quando otimizado.
O que é a bio do Instagram
A bio, formalmente chamada de biografia, é a descrição do seu perfil diretamente abaixo do seu nome de usuário. Essa área é a primeira a ser mostrada para qualquer um visitando seu perfil, e serve como um portal para instigar futuras interações e até como maneira de instigar compras e reter atenção do cliente.
Além disso, o algoritmo do Instagram utiliza as informações encontradas na sua bio para encontrar e conectar usuários que interagem com conteúdos similares e recomendar seu conteúdo organicamente, então sua otimização impacta diretamente seus resultados.
A sua bio realmente importa?
A resposta curta é sim, sua bio faz uma grande diferença. Uma boa bio no Instagram mostra a todos:
Quem você é
-O que oferece
-O que te diferencia
-Por que eles devem se importar
Quando alguém demonstra interesse por meio de uma hashtag, um post patrocinado ou até na página explorar, sua bio será sua primeira forma de contato com sua empresa. Fazer uma boa primeira impressão nesse momento é crucial para os instigar a investigar sua página a fundo.
O que incluir na sua bio
A bio varia de empresa a empresa, porém existem elementos que não podem faltar em sua estrutura.
Nome da empresa
Mesmo com seu nome de usuário, reforçar o nome completo da sua empresa ajuda o algoritmo a reconhecer esse termo e o recomendar para mais pessoas.
Seu nicho
O que você faz, que produtos ou serviços oferece. Deixar essa informação claramente disponível já introduz aos seus visitantes que você tem o que eles buscam.
Seus diferenciais
Outras empresas do seu nicho também terão páginas no Instagram, então destaque o que te faz diferente em uma ou duas frases curtas. Elementos como sua sustentabilidade, envios nacionais ou internacionais, fundação ou certificados são bons exemplos de como introduzir uma curiosidade para seus visitantes se interessarem.
Formas de contato e endereço
Após um visitante navegar pela sua página, as chances são altas que terão interesse no que você oferece. Por isso, ter seu contato como números de telefone, whatsapp e até Email na bio conduz um caminho claro de como o cliente deve proceder para entrar em contato com você.
Além disso, muitas pessoas tem dúvidas sobre a localização do seu negócio – empresas do país inteiro estão na plataforma. Por isso, ter seu endereço facilmente localizável ajuda a garantir que todos saibam onde está e que uma visita é realmente viável.
Dica - use emojis
O espaço da bio é limitado a 150 caracteres, e manter suas informações organizadas é crucial para aparentar profissional. Para isso, o uso de emojis para encurtar palavras foi altamente popularizado – eles não só trazem um elemento estético como economizam caracteres para sua escrita.
Por exemplo, ???? pode ser substituto para “localização” ou “endereço”. Para números de telefone, o ícone de telefone ???? e assim segue.
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