Social Commerce: Como as redes sociais podem se tornar um e-commerce e gerar vendas
A maioria das marcas entendem o poder das redes sociais como uma ferramenta de Marketing, porém nem todos consideram seu potencial de vendas diretas.
Com o crescimento das redes sociais como não só um lugar para compartilhar seu dia a dia, mas um espaço completo para acompanhar notícias, trends e criadores de conteúdo, sua integração com o e-commerce era esperada – e está aqui com o Social Commerce.
O que é social Commerce?
Social Commerce, ou comércio social, combina a natureza das redes sociais com o e-commerce, permitindo que compras sejam feitas diretamente pelas plataformas. Consumidores não só podem descobrir novos produtos enquanto navegam, como engajar com a comunidade, ver provas sociais e fazer compras confiantes em poucos minutos.
O Social Commerce funciona ao disponibilizar seus produtos diretamente nas plataformas das redes sociais, gerando uma experiência de compras linear e simplificada.
Seu uso é simples: um usuário vê um item que quer comprar (seja em um anúncio ou dentro de sua página), e clica na opção de “comprar agora” disponível no post. O valor, descrição e informações de entrega estarão visíveis dentro da plataforma, significando zero necessidade de visitar a loja virtual para completar uma compra.
Em 2020, ainda no início do crescimento do Social Commerce, esse mercado já valia 26.97 bilhões – Em 2025, esse número subiu para 79.64 bilhões. Sendo mais popular com usuários de 18-24 anos, com 50% dos usuários totais já tendo feito uma compra por plataformas sociais em algum momento.
Maiores redes sociais que disponibilizam o Social Commerce
As grandes plataformas já evoluíram, integrando o comércio diretamente em sua experiência de maneira sutil e eficaz. Essas plataformas não só redefiniram a interação social como se estabeleceram como um local confiável para compras.
TikTok Shop
Conhecido como o primeiro Social Commerce, o TikTok Shop apareceu em 2020 em colaboração com a plataforma Shopify no Reino Unido, depois expandindo globalmente em 2023.
A plataforma permite que empresas anunciem seus produtos diretamente no aplicativo do TikTok, vendam ao vivo em lives e anexem produtos em seus vídeos curtos, levando o usuário diretamente a finalização de compra.
Instagram + Facebook
Seguindo o TikTok houve a implementação do Instagram Shop e Facebook Shopping, que também implementam produtos diretamente na plataforma. No Instagram, é possível marcar diversos produtos em um post orgânico, influenciando o interesse do comprador sem parecer que está vendendo algo.
Já o Facebook Shopping funciona similarmente, criando uma “loja online” onde clientes podem explorar e comprar seus produtos dentro do aplicativo ou site.
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