A coleta de dados para o marketing: navegando o mundo digital e seus dados perdidos

Entre a LGPD, a morte dos cookies terceirizados e as mudanças e atualizações constantes de ferramentas como o GA4, ser um profissional do Marketing vem se tornando mais e mais complexo.
Por anos, empresas e profissionais dependeram de microdados coletados para saber tudo que conseguem sobre seus clientes - se seu marketing não consegue entender como os clientes se comportam, os atingir de maneira significativa e influenciar seu comportamento se torna um grande desafio.
A queda dos dados online
Os dados são o núcleo para uma estratégia de marketing eficaz. Quando interpretados corretamente, as estatísticas e métricas que coletamos durante os últimos anos são incrivelmente precisos e acostumaram gerações de profissionais a saberem praticamente tudo sobre a maioria do seu público.
Na mesma moeda, é possível focar demais nos microdados. Quando nos obcecamos pelos dados, sejam eles cliques, engajamento, seguidores, visualizações, perdemos a imagem completa das campanhas. Por exemplo, mostrando o mesmo anúncio para um cliente que já comprou aquele produto pode ser irritante, e não receber os mesmos resultados que teve na primeira vez que foi mostrado.
Hoje em dia, restrições e novas regras foram posicionadas para priorizar a privacidade de dados e segurança digital – significando uma grande redução nos dados disponibilizados para a análise e adaptação.
O que isso significa para o futuro do marketing digital?
A solução não é abandonar as ferramentas que utilizamos por anos, mas sim integrar essas ferramentas juntamente os princípios atemporais do marketing tradicional. Investir tempo nas pesquisas de mercado, uso da psicologia e experiências, mantendo o consumidor como a fonte de suas estratégias.
Valorizar a experiência do usuário é vital para qualquer esforço de marketing, algo que nenhum microdado consegue substituir. Profissionais experientes devem saber quando algo está certo, errado ou estranho, mesmo se os dados não traduzem essa informação diretamente, tornando sua intuição essencial para navegar a era de poucos dados.
Com menos dependência em estratégias de dados, a importância de gerar uma estratégias coerente para seu marketing digital se torna a prioridade – alinhar seu marketing com os objetivos da empresa, cria um caminho para sua jornada no mundo virtual que garante ações bem informadas.
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