Ética e moral da IA no marketing digital: a importância do uso consciente

A inteligência artificial (IA) está crescendo em uma velocidade mais rápida do que o previsto, e a ideia de uma tecnologia onde a maquina se torna auto consciente e pode ultrapassar a inteligência humana é um tópico de grande debate e conflito.
Com a evolução dessa tecnologia, empresas e negócios precisarão considerar como a IA e a ética por trás do seu uso se correlacionam, e fazer decisões importantes, se irão usar a ferramenta ou optar por outras soluções.
O que define a ética de IA?
A ética engloba todos os princípios e diretrizes que governam o desenvolvimento, aplicação e uso da inteligência artificial. Seu objetivo é garantir equidade, transparência e privacidade, assim como manter empresas responsáveis sobre a aplicação de IA no seu trabalho.
O uso ético de IA promove a inclusividade, garantindo que a IA não reforce a descriminação ou informações enganosas, respeitando o direito dos consumidores, mantendo a sua confiança e aderindo aos aspectos legais e morais.
Preocupações com a privacidade e proteção de dados
A privacidade e segurança dos consumidores e usuários online é um dos fatores mais importantes em qualquer consideração envolvendo o seu marketing digital – especialmente com as preocupações do próprio público quando envolvemos IA na equação.
A coleta e análise de dados de consumidores utilizando algoritmos de inteligência artificial deve ser feta com completa transparência, onde os profissionais devem sempre garantir que as informações são tratadas com segurança, protegidas de acessos não autorizados e são somente usadas para seu propósito designado.
Políticas de privacidade claras e seguidas rigorosamente são medidas necessárias para qualquer um trabalhando com o uso de IA.
A visão pública e moral com o uso de IA
Atualmente, o público está separado – muitos acreditam que IA irá (e já está) revolucionando nosso marketing, enquanto o outro lado se preocupa com seu uso e, na maioria dos casos, tem uma opinião baixa de empresas que utilizam a IA generativa para os aspectos visuais de seus anúncios e redes sociais.
Isso por causa que, atualmente, a IA generativa se baseia em um grande banco de dados, mesclando partes do que reconhece para criar um produto que se assemelhe a suas palavras.Ela não possui a capacidade de gerar imagens únicas com um nível de qualidade esperado, fazendo com que suas criações possuam uma natureza desconfortável e detalhes incorretos, como membros extras em pessoas, distorções surreais e em geral trazem uma imagem perturbante para seus resultados, deixando óbvio que aquilo não é uma pessoa real ou não foi criado por uma pessoa.
Muitos acham que isso traz desconfiança a empresa, e preferem não fazer compras em empresas que apresentaram o uso da ferramenta. Atualmente, já tivemos vários exemplos de empresas grandes, como a própria coca cola que, ao utilizar a IA generativa para criar um de seus comerciais natalinos, recebeu feedback negativo do público e precisaram se desculpar publicamente para trazer o público a seu favor novamente.
IA no marketing digital
Com a integração da inteligência artificial em diferentes ferramentas, empresas e negócios poderão maximizar seus investimentos, otimizar suas campanhas e engajar com consumidores mais efetivamente, usando informações detalhadas que poderiam escapar o olho humano.
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