CRO: Como otimizar e aumentar sua taxa de conversões em seu site ou loja virtual

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CRO: Como otimizar e aumentar sua taxa de conversões em seu site ou loja virtual

Encorajar seu público alvo a tomar uma ação é um processo longo e demorado, que requer estratégia para gerar novas conversões e aumentar o ROI da sua empresa.

A taxa de conversão é uma das métricas mais importantes para qualquer negócio – sua otimização, tornando o custo de cada conversão menor que a quantidade de conversões, faz toda a diferença para o sucesso do seu marketing.


O que é CRO?

CRO, ou otimização de taxa de conversão, é uma estratégia de Marketing que visa aumentar a porcentagem do seu público alvo que realiza uma conversão – seja ela uma compra, contratar um serviço, se inscrever a um newsletter ou até, em alguns casos, criar uma parceria com sua empresa.


O CRO é sobre entender seus clientes a fundo, entender o que os impulsiona para uma ação, o que precisam e como você poderia refinar sua jornada de compras para fazerem a ação que você quer que façam.


Obter esse resultado leva várias rodadas de testes e experimentos, porém traz inúmeros benefícios e insights cruciais sobre o que funciona em seu nicho.  


Como calcular sua taxa de conversão atual

Antes de planejar uma estratégia de CRO, é preciso saber com o que está lidando inicialmente. Para fazer o calculo da sua taxa atual, é simples: divida o número de conversões atuais pelo número de visitantes ao seu site, multiplicando o resultado por 100 – essa é sua taxa de conversão. Em fórmula, fica:


(conversões ÷ número de visitantes) x 100 = taxa de conversão


Por exemplo: Se sua landing page recebe 100 visitantes mensalmente, e 10 desses visitantes se cadastram para um período de teste, sua taxa de conversão é 10%, pois:


(10 ÷ 100) x 100 = 10%


No CRO, uma conversão pode ter diversos significados dependendo nos objetivos da sua empresa. Para uma loja virtual, pode ser uma compra completa. Para uma empresa que oferece serviços, pode ser o pedido por um orçamento.


A chave é definir que ações você deseja que sejam feitas e otimizar de acordo com seu caso como prioridade.


Colete e analise dados de visitantes

Os dados coletados diretamente de quem frequenta ou visita seu site são seus maiores aliados ao estruturar uma estratégia de CRO – eles te ajudam a entender quem visita seu site, como interagem com o mesmo e que ações os levam ao seu resultado (seja ele uma conversão ou não).


Ferramentas como o Google Analytics analisam exatamente esses dados, assim como que páginas visitam e quanto tempo ficam em cada uma. Esses dados trazem a luz as preferências e padrões dos clientes, ajudando a identificar oportunidades para melhorar seu funil de vendas e conversões.


Simplifique seus formulários

Formulários são uma parte crucial para gerar conversões – você encontra clientes que já demonstram o interesse na sua empresa e o que tem a oferecer. Porém, um formulário desnecessariamente detalhado e complicado pode estar afastando consumidores que, caso contrário, fariam seu cadastro e trariam conversões.


Reduza seus formulários para somente informações cruciais, como nome, email e caso necessário, uma área para adicionarem uma mensagem.


Otimize suas chamadas para ação (CTAs)

As chamadas a ação impactam diretamente suas conversões – elas dizem para o usuário exatamente o que devem fazer com as informações que foram providenciadas. Após uma análise de dados, decida qual a melhor chamada, experimente com seu posicionamento pela página e otimize seu conteúdo para se aplicar a essa ação determinada.


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