Greenwashing no marketing: o que é, seu perigo e como funciona

Conforme os consumidores modernos valorizam a sustentabilidade e as origens dos produtos que comprar, empresas e marcas estão sentindo a pressão para demonstrar uma responsabilidade ambientar genuína.
Porém, na luta para se destacar como a melhor empresa, ambientalmente consciente e tomando decisões para melhorar o futuro, muitas empresas caem na cilada do greenwashing – uma técnica que pode facilmente manchar a sua imagem pública por muito tempo.
O que significa Greenwashing?
Greenwashing se refere a prática adotada para demonstrar ou providenciar informações enganosas sobre como os produtos ou serviços da empresa são mais ambientalmente responsáveis do que realmente são – se são conscientes em primeiro lugar.
Ele envolve usar linguagem vaga, visuais enganosos ou a seleção meticulosa de quais informações são demonstradas ao público, para fazer a marca parecer sustentável sem precisar investir nas medidas necessárias e mudanças em suas práticas.
O Greenwashing digital
No mundo do marketing digital, o greenwashing usa a tecnologia para intencionalmente divulgar informações falsas sobre os esforços ambientar de uma empresa, seus produtos, serviços ou programas.
De maneira simples, uma empresa gasta mais tempo e dinheiro no seu marketing, se mostrando como sustentável, do que em ser realmente sustentável e implementar novas técnicas, minimizando seu impacto ambiental.
O Greenwashing pode ter várias formas, como:
-Uso de palavras como “natural”, “eco-friendly”, “alternativo” e afins.
-Detalhes pequenos virando o ponto inteiro da venda do produto, mesmo sendo redundantes, como uma embalagem reciclável de papelão.
-Porcentagens e números enganosos, como “50% mais reciclado que antes!” senso que o conteúdo reciclado subiu de 2% para 4%.
-Uso do verde e imagens remetentes a natureza e a sustentabilidade, como tática para fazer o produto parecer mais ecológico.
-As consequências de utilizar essa “estratégia”
Essa "estratégia" é fundamentalmente sobre engano. Fazendo uma elaborada cobertura para esconder e distrair o público das suas práticas precárias e reais problemas.
Mancha a reputação da empresa
Ao enganar seus consumidores, mentindo sobre sua realidade como empresa, as empresas participantes acabam rompendo laços significativos com seus consumidores que questionam e buscam a verdade pro trás de suas palavras.
Juntamente, aqueles que descobrem divulgam a notícia para todos os outros consumidores. Esse dado e dificilmente revertido e pode seguir a empresa por décadas, sendo a primeira coisa que aparece ao pesquisa-la.
Perda de confiança dos clientes
Se um consumidor acredita na sua marca, e o que ele acredita é provado contrário ou ainda pior, será difícil recuperar essa confiança. Clientes fidelizados por anos podem desistir completamente da empresa e procurar o competidor honesto.
Consequências éticas e legais
Muitos países, como o Brasil e o código do consumidor, possuem leis que agem para combater a prática enganosa, com regulamentos e proibições rígidas, com consequências ainda mais severas.
Se você busca aproveitar de estratégias que realmente funcionam, confie na equipe da Sites 10, Agência de Marketing Digital. Com nossa experiência em Google Ads, desenvolvimento de sites e funcionalidades avançadas, garantimos uma excelente experiência tanto para você quanto para seus clientes.
Estamos prontos para transformar sua visão em realidade digital e impulsionar seu negócio para novos patamares. Fale conosco hoje mesmo e descubra como podemos ajudar!
VOLTARPosts Relacionados