Como o algoritmo do Instagram funciona: Guia atualizado 2025

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Como o algoritmo do Instagram funciona: Guia atualizado 2025

Já pensou como as redes sociais conseguem saber exatamente que tipo de conteúdo te interessa, que anúncios te interessam e como você engaja com os mesmos?

Tudo isso acontece graças a um grande e complicado sistema chamado algoritmo – cada rede social usa o seu, e saber como ele funciona é crucial para qualquer um querendo usar o mundo digital para alcançar novos usuários interessados.


Qual o papel dos algoritmos nas redes sociais?

Algoritmo é o termo usando para definir um sistema de regras que a plataforma utiliza para filtrar e direcionar o conteúdo mostrado para um usuário de acordo com suas preferências. Ele também prevê o que o usuário poderá achar interessante e engajante baseado na sua atividade prévia na plataforma.


Além de providenciar uma experiência personalizada para seus usuários, o algoritmo é uma ferramenta crucial para empresas, negócios e autônomos buscando se expor e alcançar mais clientes em potencial. Entender seu funcionamento permite que você adapte suas estratégias e técnicas de criação de conteúdo para gerar mais resultados.


Os múltiplos algoritmos do Instagram

Diferente de outras redes sociais, o aplicativo do Instagram possui algoritmos segmentados em cada área do aplicativo: Feed, stories, Explorar, Reels e as pesquisas, todos possuem seu próprio algoritmo, de acordo com a maneira que o usuário usa cada uma das ferramentas.

De acordo com a plataforma, os algoritmos são configurados com um propósito em mente, personalizando a experiência do usuário conforme passam tempo navegando:


Feed

Seu feed é sua página principal do Instagram onde você encontra posts feitos por quem você segue, posts sugeridos com base no seu interesse e anúncios pagos. No feed, o ranqueamento considera os posts mais recentes primeiro, com postagens de quem você não segue, mas pode ter interesse espalhadas entre quem você já segue.


Essas postagens são determinadas com base em quem o usuário segue, com quem interagiu nos últimos dias, o que curtiu e os tópicos que mais o interessaram. Fatores que influenciam o algoritmo são:


Informações sobre o post: Quantas curtidas tem, comentários relevantes, compartilhamentos e informações básicas como quando foi postado, localização (se tiver anexada), o que o conteúdo é, etc.


Informações sobre quem fez o post: Sobre o que a conta posta, seu tamanho, palavras-chaves, etc.

Seu histórico de interações com essa pessoa: Caso o usuário tenha interagido anteriormente com a conta, isso é um sinal de seu interesse no conteúdo, levando a conta a ser recomendada com mais frequência.


Stories


Os stories desaparecem em 24 horas após sua postagem e oferecem uma maneira para empresas aparecerem assim que o usuário entra no aplicativo, ao posicionar um ícone da empresa no topo do feed principal.

Usuários chegam a passar horas só navegando por stories, então eles possuem seu próprio sistema de ranqueamento e anúncios, levando em consideração:


Histórico de visualização: a frequência que você visualiza o stories de uma conta demonstra que seu interesse, a colocando nas primeiras posições para fácil acesso diário.


Histórico de engajamento: Isso observa a frequência com qual você engaja com o stories. Em 2025, você consegue engajar com curtidas, comentários e DMs.


Proximidade: isso leva em consideração o seu relacionamento com a conta, e a probabilidade de serem amigos ou família.


Explorar

É aqui que você encontra novas contas, posts, ideias e conceitos. Com posts separados em uma grade divida em 3 colunas, todas as recomendações são contas novas, trazendo uma página nova sempre que for a navegar.


Informações sobre o post: Quantas curtidas tem, comentários relevantes, compartilhamentos e informações básicas como quando foi postado, localização (se tiver anexada), o que o conteúdo é, etc.


Sua atividade na aba explorar: sinais de curtidas, posts salvos, comentários ou até quanto tempo ficou interessando em um post específico. Quanto mais interações, mais posts similares serão recomendados.


Histórico de interações com o usuário: As vezes gostamos de um conteúdo, mas não seguimos quem o postou. Ao interagir com o conteúdo, mais posts daquele usuário será recomendado, para determinar se você tem interesse em o seguir.


Informações sobre quem fez o post: Sobre o que a conta posta, seu tamanho, palavras-chaves, etc.


Reels

A mais nova adição no Instagram permite o compartilhamento de vídeos curtos, similares a TikToks, gera uma nova maneira de conhecer novos conteúdos. Com ênfase em entretenimento, os Reels passam por um sistema similar a página “explorar”, primeiro buscando os vídeos que podem te interessas e depois os ordenando na ordem de mais interessante.


Sua atividade: sinais de curtidas, posts salvos, comentários ou até quanto tempo ficou interessando em um post específico. Quanto mais interações, mais posts similares serão recomendados.


Histórico de interações com o usuário: por você interagir com vídeos, comentar e engajar em geral, mais Reels daquele usuário serão recomendados.


Informações sobre quem fez o post: Sobre o que a conta posta, seu tamanho, palavras-chaves, etc.


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