Como a pesquisa visual do Google funciona? O futuro da experiência de usuário e como o usar

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Como a pesquisa visual do Google funciona? O futuro da experiência de usuário e como o usar

Encontrar o que precisamos nem sempre é uma tarefa fácil. Com milhares de resultados online, encontrar o perfeito pode ser um grande desafio.

Na pesquisa por texto, ela se baseia puramente nas palavras que utilizarmos – precisamos narrar as características do que está tentando encontrar. Em alguns casos, isso pode ser mais difícil de expressar – nem sempre sabemos como descrever o produto, ou não sabemos sua marca, ou é um item antigo e valioso com poucas informações sobre ele.


Com isso em mente, o mais fácil seria só mostrar uma foto do que quer encontrar, não? É com esse conceito em mente que a pesquisa por foto começou a ser desenvolvida. 


O mecanismo por trás da pesquisa

A pesquisa visual do Google foi implementada em 2001, e revolucionou como os usuários interagem com a ferramenta de busca.

Utilizando vários mecanismos diferentes, como um algoritmo detalhado e aprendizagem automática, as pesquisas utilizam a imagem que for enviada e a “descrevem” para seu algoritmo no máximo de detalhes que conseguem – seu formato, cor, detalhes, elementos, proporções, etc.


Essas informações são então usadas para encontrar outras imagens que se encaixem nessa mesma descrição, e visualmente se parecem com o que busca.


Curiosidade: por que a pesquisa por imagem pode falhar?

A pesquisa visual possui certos desafios, que explicam por que a tecnologia ainda não virou a utilidade principal dos usuários. Ela funciona muito bem, mas também traz seus próprios diferenciais:


  1. Formato e design do objeto

A pesquisa visual funciona bem com alguns objetos, especialmente simétricos ou simples, mas pode ser menos efetivos com algo mais complicado – como um objeto que possui o design de outro, confundido a pesquisa em qual deles está sendo procurado.


Orientação da foto

O mesmo objeto pode trazer diferentes resultados dependendo na sua orientação, ocultado certos detalhes ou destacando outros.


Fundo da foto

Problemas podem aparecer quando imagens possuem um fundo complexo, com outros objetos ocupando mais espaço que o objeto principal – confundindo e prejudicando a pesquisa.


Iluminação

A boa iluminação é chave em qualquer foto – o mesmo objeto, demonstrado em uma iluminação diferente, pode levar a resultados variados.


Integrando a pesquisa visual em sua estratégia

As pesquisas visuais estão rapidamente crescendo em popularidade por causa de sua conveniência e eficiência - em 2025, quase todas as grandes marcas online e offline descobriram seu potencial e implementaram a mesma em suas lojas virtuais.


Além de identificar objetos via uma foto, ele pode amplificar as chances de sua loja virtual ser encontrada em buscas de produtos similares ao seu – isso é graças aos metadados.


Uso de metadados em suas imagens

Enquanto a pesquisa por imagem busca por imagens que se assemelham a que foi originalmente pesquisada, ela lê as informações anexadas as imagens, chamadas de meta dados, e as utiliza para categorizar qual imagem se assemelha mais a o que foi pesquisado. Implementar palavras chave que descrevem seu objeto e produto dentro das informações das imagens (clique com o botão direito do mouse no nome da imagem, siga para propriedades e detalhes – ali, insira suas informações.) aumenta suas chances de ser reconhecido nas pesquisas por imagem.


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