SEO e Entidades: Guia completo para entender a indexação do Google

Na otimização de sites e SEO, uma entidade é conhecida como qualquer coisa ou conceito distinto, singular e bem definido, que mecanismos de busca (como Google, Bing e outros) podem reconhecer e compreender.
O SEO baseado em entidades é uma nova maneira de fazer a otimização para mecanismos de busca, focando não só nas palavras chaves como compreendendo os relacionamentos entre diferentes conceitos e entidades.
Mecanismos de busca, como o Google, estão utilizando mais e mais o contexto para entregar resultados apropriados para seus usuários, trazendo essa nova estratégia de SEO para acomodar essas mudanças.
Entidades vs Palavras chaves
Os termos podem parecer similares, mas funcionam de maneiras diferentes dentro do SEO.
Palavras chave são as palavras (ou frases) específicas que usuários utilizam para em buscas. Já entidades são objetos ou coisas unicamente identificáveis, caracterizadas por seu nome, tipo, atributos e relacionamentos com outras entidades.
Por exemplo, a palavra “Apple” pode estar se referindo a fruta em inglês, a empresa tecnológica ou até um site de e-commerce. Porém, como entidade, o propósito intencional é claro com base em contexto real.
Entidades são reconhecidas quando existem em um catálogo de entidades, que registram um ID único a cada entidade. São utilizadas para ajudar a conectar mundos de dados estruturados e não estruturados.
Google e entidades
O Google utiliza uma ferramenta chamada Google Knowledge Graph, uma base de dados vasta, contendo fatos interligados sobre pessoas, locais e coisas, para melhor seus resultados de busca e providenciar informações mais relevantes e contextuais. Ela funciona como um gráfico, conectando semanticamente vários pontos de dados para providenciar contexto e significado.
Seu algoritmo examina fatores como relação, notabilidade e contribuição, e os utiliza para criar uma teia de conexões entre diferentes entidades para auxiliar em fazer a busca mais efetiva para o usuário.
Como aplicar entidades em sua estratégia?
Compreender entidades e como são utilizadas para determinar os resultados de busca é uma etapa importante para a organização de um plano de SEO.
Para compreender o uso de entidades no SEO, é preciso comunicar claramente o tópico da página para os mecanismos de busca – isso é feito utilizando palavras semanticamente conectadas em seu conteúdo.
Por exemplo: Se está tentando ranquear uma página com a palavra chave primária “treinamento fitness”, é interessante considerar o uso de palavras relacionadas como “saúde”, “cárdio” e “rotinas de treinamento”. Essas palavras são compartilhadas pelo conceito de fitness, mesmo não sendo sinônimos da palavra principal.
Se você busca aproveitar de estratégias que realmente funcionam, confie na equipe da Sites 10, Agência de Marketing Digital. Com nossa experiência em Google Ads, desenvolvimento de sites e funcionalidades avançadas, garantimos uma excelente experiência tanto para você quanto para seus clientes.
Estamos prontos para transformar sua visão em realidade digital e impulsionar seu negócio para novos patamares. Fale conosco hoje mesmo e descubra como podemos ajudar!
VOLTARPosts Relacionados