Google Shopping, SEO e Marketing Digital: elementos fundamentais para impulsionar sua loja virtual

Gerar e manter um tráfego consistente é crucial para o sucesso de uma loja virtual – mas mesmo com uma estratégia básica já em uso, escolher as melhores abordagens pode ser um grande desafio.
Marketing digital para Sites vs Lojas Virtuais: tem diferença?
Todas as lojas virtuais são sites, porém nem todos os sites são lojas virtuais.
Um comércio online é simplesmente um site para vender produtos e serviços, com maior segurança e garantia para os consumidores que o utilizam. Lojas virtuais geram uma experiência de compra completa, enquanto os sites tradicionais tem como principal propósito introduzir sua empresa, demonstrar o que fazem e trazer conteúdo relevante e de qualidade para estabelecer sua autoridade como uma fonte de informações inteligente no seu nicho.
Enquanto um Site comum foca em mostrar informações, uma Loja virtual possui muitos mecanismos e funções que a tornam complexas, possuindo diferentes elementos que compõe seu sucesso:
Mapeamento da jornada do consumidor
O primeiro passo será sempre ter uma visão clara e completa de como seus clientes encontram e compram qualquer item em sua loja. Pense em todas as etapas – desde ouvir sobre o que os interessa, até quais são suas pesquisas pelo item ou serviço e quando encontram seu site e fazem uma decisão.
Nessa busca, você certamente encontrará maneiras de tornar sua jornada ainda mais engajante e funcional, transformando visitas em conversões eficientes.
Otimização para experiência do Usuário
É responsabilidade da Loja Virtual providenciar uma experiência de compras legítima e compreensível – um local onde muitas lojas falham é tornar sua loja complexa, tentando ao máximo incentivar uma compra enquanto a qualidade da loja sofre.
Uma Loja Virtual deve ser objetiva e simples, indicando ao usuário onde as próximas ações ficam e mostrando como essa compra vale seu tempo e investimento. Por exemplo, coloque pequenos detalhes como caminhos, categorias e informações sobre o produto para ajudar os clientes a navegarem e chegarem a uma conclusão própria.
Google Shopping
A ferramenta de compras do Google, chamada de Google Shopping, garante que seus produtos apareçam no topo para buscas relevantes.
Com ela, você consegue um alcance maior para sua loja ao mostrar seus produtos a seus clientes já prontos para realizar uma compra, sem que eles precisem entrar em sua loja virtual. Esse tipo de anúncio redireciona o usuário diretamente a página daquele produto dentro de sua loja, criando uma experiência de compra uniforme e consistente.
É possível utilizar o Google Shopping de maneira gratuita, porém anúncios pagos possuem prioridade e serão posicionados acima dos orgânicos. Você consegue refinar os resultados onde irá aparecer com base em ranqueamento, público alvo e outros fatores.
SEO para lojas virtuais
O SEO é essencial para qualquer tipo de site ou loja virtual – ele estabelece o seu tráfego orgânico, que é chave para ter crescimento orgânico sustentável ao longo termo. Desde a pesquisa de palavras chaves, otimização de páginas de produtos até a construção de backlinks, todos os elementos do SEO afetam diretamente o posicionamento e a indexação das páginas de sua loja virtual.
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