Marketing White hat vs black hat: como as práticas influenciam sua imagem

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Marketing White hat vs black hat: como as práticas influenciam sua imagem

Se você conhece o uso de SEO para sites, já ouviu falar que existem práticas “boas” e “ruins” para sua estratégia.

Em uma indústria competitiva, é comum que muitos optem pela opção que trará resultados rápidos – mas existem grandes implicações éticas que seguem com qualquer escolha que fizer.


O que significam “White hat, black hat”?

Os termos traduzidos se chamam “chapéu branco” e “chapéu preto”. Eles simbolizam técnicas de otimização para mecanismos de busca (SEO) que profissionais de marketing usam quando otimizam um site para obter os melhores resultados possíveis – se referem as regras e diretrizes dos mecanismos, considerações éticas e seu posicionamento nas buscas.


De maneira simples, a empresa “veste o chapéu” que simboliza as técnicas que está usando, mesmo se não intencionalmente. Ambas técnicas visam melhorar seus posicionamentos, porém mudam drasticamente em termos de éticas, táticas e longo prazo.


Marketing White Hat

White hat é construído pelas técnicas aprovadas (e comprovadas) pelo Google que você pode utilizar para melhorar seu site e presença online. Esse SEO é feito para se alinhar com as diretrizes do Google, focando na experiência do usuário e relevância.


Algumas técnicas que constituem o White Hat são:


   -Criação e desenvolvimento de conteúdos de qualidade;

   -Otimização de HTML;

   -Uso efetivo de palavras – chave em títulos e descrições;

   -Participação em link Building e backlinks;

   -Pesquisas manuais para estudo e criação de conteúdo.


Essas técnicas podem demorar, mas trazem resultados consistentes e duradouros para o longo termo da sua empresa, além de te destacar como um resultado real e confiável.


Marketing black hat: práticas não éticas

Já as práticas Black Hat se referem a tudo aquilo que viola os termos e diretrizes dos mecanismos de busca ao utilizar táticas manipulativas e não éticas para artificialmente inflar seu ranquemaneto.


Esses métodos podem até trazer resultados rápidos, mas carregam grandes riscos para a empresa em questão como penalidades, desindexação ou até multas. Métodos Black Hat não consideram o usuário, somente em confundir algoritmos suficiente para trazer tráfego e resultados artificiais.


   -Keyword Stuffing (uso de palavras chaves em excesso para inflar seus resultados);

   -Compra de likes, visitas e seguidores;

   -Textos escondidos no site para indexação;

   -Conteúdo duplicado de outros sites;

   -Cloaking, que esconde o site como outro conteúdo nos mecanismos de busca.



Essas táticas são usadas para tentar conquistar uma vantagem injusta sob seus competidores. Elas podem resultar em seu site ser penalizado ou removido dos resultados de busca quando descobertas pelos navegadores.


Navegando as entrelinhas: práticas “neutras”

Nada é preto e branco – se existe um meio termo, com certeza ele está sendo aproveitado. Algumas empresas aproveitam de ambas técnicas do espectro que podem ser vistas como questionáveis, mas não explicitamente proibidas para uso.


Entender e escolher entre as práticas corretas é crucial. SEO é a base para a indexação e crescimento de qualquer site ao longo prazo, ajudando a criar uma estratégia de crescimento sustentável e funcional.


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