Identidade visual: 5 dicas para criar uma ótima logomarca para seu negócio

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Identidade visual: 5 dicas para criar uma ótima logomarca para seu negócio

Sua logo é mais que só o símbolo do seu negócio. É uma forma de expressar quem você é, seus valores e promessas, assim como formar uma imagem reconhecível para fidelizar seus clientes.

Sua logomarca determina um novo começo para o seu negócio – uma nova primeira impressão em seus clientes e uma nova identidade visual que irá mostrar a todos o que você promete.


O que torna uma logo “boa”?

Quando pensamos em uma logo eficiente, como as usadas por grandes marcas, todas tem 3 pilares em comum:

- Simples e memorável

- Versátil

- Consistente


Uma logo de qualidade deve ser facilmente reconhecida pelos consumidores, ser legível, funcionar em múltiplas maneiras e se manter consistente com sua identidade visual. Caso esteja sentindo que sua logo atual não está atualizada, a compare contra esses pilares – ela se encaixa neles? O que pode mudar para que seja mais universal?


Criando sua logo: dicas e passo a passo


Defina sua empresa: o que quer representar?

O primeiro passo em qualquer processo criativo é o mesmo: pesquisa. Parece descartável, você já sabe o que quer! Mas a introspectiva e perspectiva sobre sua empresa, o mercado atual, seus clientes e o que quer representar irá compor o caminho para uma logo que mostra significado e te destaca da competição.


Comece com si mesmo – o que é seu negócio? Que valores e ideais você quer representar? Quanto mais perguntas e respostas, melhor. Siga então a sua competição, quais são as trends que pode notar nos designs das outras empresas? O que você gosta e não gosta? Por fim, olhe a seus clientes. Qual é seu público alvo e o que os interessa? Como atingi-los?

Junte essas informações e forme uma imagem escrita do que é importante para você em uma logo. Isso será a base do seu design, seja você o fazendo ou um profissional contratado.


Escolha cores e fontes significativas

Começando o processo visual, a pesquisa sobre cores e fontes começa. A teoria das cores é confirmada a ter um efeito psicológico nos consumidores, então escolher uma paleta de cores que ressone com suas intenções irá fazer toda a diferença para que interpretem sua logo da maneira certa. Para entender mais sobre o impacto psicológico das cores, temos um guia completo para complementar sua leitura aqui.


A tipografia escolhida também impactará diretamente sua logo. Fontes grandes em caixa alta demonstram um tom drástico e dramático, enquanto fontes cursivas trazem elegância e simplicidade, por exemplo. Navegue por sites de fontes comercialmente gratuitas e selecione as opções que mais te agradem.


Iniciando o design: passe suas ideias no papel


Quando começamos o processo de criação é tentador pular diretamente para os programas de design final (CorelDraw, Illustrator e afins). Porém, começar a sua logo no ponto de finalização irá limitar a sua liberdade criativa, resultando em uma logo “forçada” a se encaixar nas possibilidades do programa.


Para qualquer design, rascunhos a lápis são seu ponto de partida. Sendo rápido e fácil, esse método permite que você visualize e experimente com as diferentes ideias e conceitos que visitou durante sua escolha de símbolos, cores e fontes, facilmente verificando o que funciona e o que precisa de mais versões para virar uma opção viável.


Teste todas as possibilidades e siga descartando as opções

A lógica é simples: faça quantos rascunhos conseguir imaginar. É fácil se prender na logo dos sonhos, mas a realidade é que quanto mais testar, mais opções descobrirá e mais ideias irão surgir.


Nesse momento é crucial revisitar os primeiros pontos: o que representa? Que cores e símbolos estavam em seu conceito original? Reconsiderar suas opções com base em sua fidelidade a sua ideia original ajuda a eliminar opções que fugiram da realidade e não se aplicam a sua marca, e reforça as ideias que realmente te representam.


Com seu conceito finalizado, passe para o digital e vetorize


Escolha suas melhores ideias, de preferência 3-5 opções. Escaneie seus rascunhos e parta para os rascunhos digitais ou diretamente a vetorização. Aqui, você verá realmente a execução da sua logo, sua versatilidade e terá uma ideia de sua finalização.  

Para facilitar ainda mais sua decisão, é recomendado criar mockups com sua logo – imagens conceitualizando o uso da sua logo, como a inserindo em canecas, cartões de visita, bonés e afins.  


Aqui, você conseguirá escolher a logo que se encaixa perfeitamente com sua visão. Porém, vale mencionar que esse não é um processo linear – caso esteja infeliz com os resultados atuais ou tenha novas ideias, sinta-se livre para voltar ao início e continuar esse ciclo até ter algo que realmente te satisfaz.


Bônus: para uma logo profissional, considere contratar um profissional

Não são todos que se sentem aptos para passar por todo o processo de desenho, conceitualização e execução de uma logomarca sozinhos, e isso é completamente compreensível – é uma jornada longa, precisa de múltiplas habilidades ao mesmo tempo e ainda toma muito tempo que você pode simplesmente não ter enquanto gerencia seu negócio.


Para isso, contratar uma equipe profissional para gerar logos baseadas em seus conceitos é uma ótima opção para receber uma logo bem projetada, executada com precisão e expertise e que representa sua marca como um todo.


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