Medindo o espaço que sua empresa possui nas buscas: Entenda o que é Share of Voice e Share of Search

O Marketing digital pode parecer um espaço amplo e competitivo, e muitos sentem que seus esforços não trazem os resultados esperados. Porém, a realidade pode ser diferente – só é preciso saber que métricas seguir.
Share of Voice (Cota de voz)
Share of Voice (SOV) é a métrica utilizada para medir a visibilidade da sua empresa no mercado, em comparação a seus competidores. Na era digital, ela engloba todas as formas de comunicação incluindo redes sociais, anúncios, Conteúdo gerado por usuários (UGC), e mais.
Essa métrica é especialmente valiosa por ajudar a compreender quanto do mercado atual sua empresa está capturando. Um SOV alto geralmente indica mais visibilidade, e pode ser correlacionado com crescimento no mercado quando acompanhado durante períodos contínuos.
Para calcular seu SOV, é necessário medir a exposição online total que sua empresa recebe, e compará-la a exposição total de todas as empresas no seu nicho. A fórmula fica:
Share of Voice (SOV) = (Exposição da marca / Exposição total do nicho) x 100
Por exemplo: Se suas campanhas de anúncio geram 10,000 impressões, e as impressões totais para seu nicho é 100,000, seu SOV é de 10%.
Share of Search (Cota de pesquisas)
Similar ao Share of Voice, o Share of Search (SOS) compõe a porcentagem de buscas feitas por uma empresa, quando comparadas ao total de buscas feitas nessa mesma categoria (seja essa setor, mercado ou indústria).
Com o Share of Search (SOS), você consegue medir o conhecimento geral da sua empresa e a probabilidade de futuros consumidores comprarem com sua empresa.
Para calcular seu SOS, é feita a comparação entre o número de buscas das palavras chaves da sua empresa, pelo número total de pesquisas por palavras chaves relevantes ao seu mercado, nicho ou setor. Em execução, fica:
Share of Search (SOS) = (Volume de Buscas da empresa / Volume de buscas total do nicho) x 100
Seguindo o exemplo anterior: se o nome da sua empresa é pesquisado 5,000 vezes por mês, e o total de buscas por palavras chaves relacionadas ao seu nicho é 50,000, seu SOS é 10%.
Compreender esses dados abre novos caminhos para gerenciar sua presença online, assim como fazer decisões mais informadas para otimizar seus esforços de marketing.
Se você busca aproveitar de estratégias Google Ads que realmente funcionam, confie na equipe da Sites 10, Agência de Marketing Digital. Com nossa experiência em Google Ads, desenvolvimento de sites e funcionalidades avançadas, garantimos uma excelente experiência tanto para você quanto para seus clientes.
Estamos prontos para transformar sua visão em realidade digital e impulsionar seu negócio para novos patamares. Fale conosco hoje mesmo e descubra como podemos ajudar!
VOLTARPosts Relacionados