GEO, a nova evolução do SEO: Entenda como otimizar seu site para a era IA

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GEO, a nova evolução do SEO: Entenda como otimizar seu site para a era IA

Com o crescimento da IA e sua relevância nas pesquisas realizadas por usuários, existe um reconhecimento sobre a necessidade de adaptar seu conteúdo para esses sistemas.


Usuários mundialmente vem utilizando as respostas geradas por IA como sua fonte de informações quando tem uma dúvida, já que essas respostas trazem diversas sugestões especialmente separadas para a necessidade do usuário – não é mais preciso pular de site em site para encontrar o que precisa.

A adaptação no mundo movimentado do SEO significa abraçar mudanças e aprendizado contínuo – aprender o que é o GEO e como ele impacta seus resultados se torna crucial para sua otimização.


O que é GEO?

GEO, ou Otimização para mecanismos generativos, se refere a otimização de conteúdos para melhorar sua visibilidade em mecanismos que utilizam a inteligência artificial (IA) para gerar resultados para usuários, como as visões gerais criadas por IA do Google, Gemini, CoPilot e ChatGPT.


Diferente do SEO tradicional, o GEO foca em conteúdos que a IA pode facilmente interpretar, sintetizar e recomendar em suas respostas geradas – isso inclui conteúdo com alta autoridade, legítimo, e estruturado de maneira que os algoritmos de IA conseguem entender e utilizar efetivamente.


Devido ao crescimento das respostas via IA e mecanismos generativos, estudos já perceberam 55% menos tráfego em 2023 do que nos anos anteriores. O motivo é simples: A resposta dada pela IA para perguntas mais gerais já irá satisfazer o usuário, reduzindo as chances de clicarem e irem até seu site.


Isso é exatamente a razão por que o GEO surgiu: encontrar uma maneira de destacar seu site e empresa, mesmo em resultados gerados por IA trazendo visibilidade ao seu conteúdo.


Fato: o GEO não substitui o SEO, mas o complementa

Querendo ou não, manter seu posicionamento em mecanismos de buscas tradicionais é indispensável, mesmo com o crescimento da IA. O uso de IA primeiramente impacta os consumidores topo de funil, com informações estruturais e um impacto limitado pelo resto do percurso que o consumidor levará para chegar em seu conteúdo.


O SEO tradicional afeta todos os níveis do funil, acompanhando o usuário durante todo o seu percurso e aumentando suas chances de conversão. Ele é um elemento fundamental para o seu posicionamento.


Principais estratégias do GEO

Uso de palavras chaves diversas frequentes

É a prática do inserir palavras chaves em excesso, com objetivo de posicionar seu conteúdo no maior número de buscas possível dentro dos mecanismos de busca com IA.


Organização de informações

Mecanismos generativos preferem usar informações bem estruturadas e informativas – quanto mais intuitiva e correta, juntamente a autoridade da sua página, melhor as chances de seu site ser “escolhido” e usado em seu resultado.


Respostas para perguntas frequentes

Os resultados generativos normalmente são utilizados por quem está procurando uma resposta rápida para um problema ou dúvida mais geral sobre seu nicho.


Para aparecer nesses resultados, é preciso ter as respostas para essas dúvidas dentro de seu site – a maneira mais simples é implementando uma área de “perguntas frequentes”, que será utilizada pelos mecanismos generativos para responder as dúvidas diretamente no mecanismo de busca.


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