Leads qualificados e não qualificados: Como diferenciar e refinar sua estratégia

A geração de Leads é um passo crucial no processo de vendas. A maioria dos profissionais e empresas priorizam a geração de leads, buscando atrair clientes em potencial e coletar suas informações de contato via o marketing de conteúdo, redes sociais e anúncios estrategicamente posicionados.
Porém, a geração dos leads é somente um passo da conversão – nem todos os leads gerados se transformarão em um resultado real, resultando em centenas de leads, porém poucas conversões. Para que a geração de Leads seja eficaz, é preciso entender a qualificação de Leads e como aplicá-la para filtrar a qualidade dos seus resultados.
O que significa Qualificação de Leads?
A qualificação de leads ajuda a determinar se um cliente em potencial tem chances de investir em seu produto, serviço ou negócio.
Esse processo é longo e analítico, normalmente feito com uma equipe de ambos marketing e vendas. Feita corretamente, a qualificação ajuda você a priorizar os clientes com base em seu valor para a empresa, para utilizar seu tempo e recursos com consciência e inteligência.
Leads qualificados são aqueles que mostraram um forte interesse em sua empresa e se encaixam com o perfil do seu público alvo. Esses Leads tem maiores chances de levar a uma venda, o que é bom para seu negócio e gera relacionamentos fortes.
Uma maneira de reconhecer leads qualificados é o seu engajamento com a empresa, downloads de recursos como E-books e guias, número de visitas ao site e itens adicionados em carrinhos, no caso de lojas virtuais.
Leads qualificados são promissores pois já se posicionaram perto ao fundo do funil de vendas – eles só precisam de um pouco mais comunicação para aceitar sua oferta, sendo mais abertos a aquilo que você tem a dizer.
Quando falamos de Leads Não Qualificados, não queremos dizer que esses leads são necessariamente ruins. Sua falta de qualificação significa que eles não se encaixam com os requisitos de seu público alvo, os tornando consumidores que tem poucas chances de gerarem uma conversão por diversos fatores (falta de orçamento, autoridade ou urgência).
Esses Leads podem engajar com sua empresa, mas suas chances de compra são baixas. Não é impossível transformar um Lead Não Qualificado em uma conversão, porém o custo do esforço e os riscos são muito maiores do que o retorno que receberá.
Como gerar Leads mais qualificados?
Se sua empresa ou negócio está recebendo grandes números, porém baixíssimas conversões e conexões de qualidade, é provável que seu funil esteja muito abrangente e capturando pessoas que não tem real interesse no seu produto ou serviço.
Para resolver esse problema, o melhor a se fazer é revisar seu público alvo e refinar suas expectativas, para garantir que seus anúncios sejam mostrados para quem realmente tem interesse.
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