TAM, SAM e SOM: o que são essas métricas e sua grande importância

Independentemente do tamanho da sua empresa ou negócio, é importante conhecer o mercado do seu nicho. Isso significa entender o seu potencial de lucro, o interesse local, investigar seus concorrentes e compreender as oportunidades de mercado. Mas como fazer essa análise?
Conheça a estratégia
Existem três métricas que podem ajudar a fazer a segmentação de maneira efetiva: Mercado Total Endereçável, Mercado Endereçável e Atendível, e por fim Mercado Obtenível de Serviços. Popularmente, encurtamos seus nomes para TAM, SAM e SOM.
O que significam as siglas?
TAM – Mercado Total Endereçável
Simboliza o total de oportunidades para lucro do seu produto ou serviço, se ele alcançar 100% do mercado sem erros. TAM pode ser calculado ao multiplicar seu número total de clientes em potencial com o seu lucro por cliente.
Medir seu TAM é crucial para investidores, empreendedores e empresas para avaliar o quão atraente sua ideia é para o mercado, assim como compreender o quão plausível é o sucesso dessa oportunidade.
SAM – Mercado Endereçável e Atendível
SAM demonstra a porção do mercado que é alcançável e relevante para a sua empresa. Essa métrica pode ser calculada filtrando seu TAM, se baseando em fatores como localização geográfica e refinando sua demográfica.
O SAM ajuda a definir o alvo da estratégia de marketing de sua empresa, focando seus recursos nos segmentos que oferecem o maior potencial de lucro e otimizando seus recursos.
SOM – Mercado Obtenível de Serviços
Por fim, o SOM define a porção do SAM que sua empresa realmente consegue capturar. Assim como antes, o SOM se calcula ao filtrar seu SAM baseado em fatores como layout do mercado, conscientização da marca e o orçamento dedicado a anúncios e marketing.
Essa métrica reflete o posicionamento competitivo da empresa no mercado atual. Também ajuda empresas a entender sua performance em áreas específica e identificar novas oportunidades para crescimento e expansão.
Importância das métricas TAM SAM SOM
TAM, SAM e SOM providenciam uma base efetiva para planejar uma estratégia de negócios em diferentes pontos do crescimento de sua empresa.
Para empresas de pequeno porte, compreender as medidas ajuda a planejar para o crescimento em curto prazo ao entender o seu potencial de lucro atual (SAM) e entender a busca para maximizar seu tamanho em relação a competição (SOM).
Já em empresas de grande porte, o TAM ajuda a compreender o tamanho do mercado e explorar as oportunidades para capacidade das expansões geográficas e ampliar sua produção.
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