5 estratégias de CRO para aplicar em seu Marketing ou Loja Virtual e aumentar conversões
O Marketing digital pode até parecer um processo linear – criar uma loja, divulgar com anúncios e posts, e esperar os clientes se interessarem e comprarem; isso é longe de ser a realidade.
O desafio mais importante que qualquer negócio tem é estrategicamente tornar esses visitantes e usuários em clientes. É aqui que a taxa de conversão e sua otimização (CRO) se torna uma ferramenta valiosa.
O que é CRO?
O CRO moderno é uma disciplina rígida, misturando a psicologia humana com a análise de dados e testes contínuos.
CRO, ou otimização de taxa de conversão, é o processo de melhorar seu site ou loja virtual para aumentar a porcentagem de visitantes que tomam as ações desejadas para uma conversão, seja comprando um produto, preencher um formulário ou se cadastrando em uma newsletter.
As estratégias de otimização dessa taxa focam em uma análise constante, utilizando estratégias para converter visitantes casuais em clientes fidelizados.
>Se quiser saber mais sobre CRO e como calcular o seu, confira nosso guia aqui ;)
Reduza a fricção durante o processo de conversão
Cada etapa entre “tenho interesse” e uma conversão é uma chance para um visitante perder interesse.
Formulários, por exemplo, possuem altas taxas de desistência quando mal otimizados. Muitas caixas desnecessárias, pedir informações estranhas e a dificuldade em preencher ou acessar são todas razões comuns por quais alguém pode desistir de entrar em contato com uma empresa.
Nesse caso, estudos mostram que reduzir caixas de 11 para 4 aumentou taxas de conversão em 120%. É uma alteração simples, inteligente que facilita o trabalho do cliente e aumenta a chance de finalizarem o cadastro ou contato.
Essa lógica pode ser aplicada ao processo completo de venda, desde o anúncio, ao carrinho, configuração da entrega e realização da compra final. Um processo simples, direto e especialmente funcional é vital para um CRO alto.
Foque em clareza e funcionalidade
Como profissionais, é fácil acabar se perdendo em explicar tudo sobre o que está oferecendo. Durante o processo de conversão, foque em destacar o que o produto é, o que faz e como beneficia o cliente com poucas palavras.
Um exemplo direto disso são os textos do seu site. Textos e parágrafos longos normalmente não são lidos durante o início e fim do funil de vendas, então simplificar esses textos para uma leitura rápida ajuda a reter a atenção do visitante e destacar os pontos principais que realmente os interessam.
Desde o layout da página até os textos e imagens utilizados, todos os elementos influenciam diretamente as decisões dos clientes em realizar uma conversão. Sites muito desorganizados ou visualmente desconfortáveis levam a taxas de rejeição altas e uma queda em suas conversões.
Diminua os carrinhos abandonados
O abandono de carrinho é um dos problemas mais complexos e comuns no mundo do e-commerce. Um usuário entra na loja virtual, se interessa, vai tão longe a montar um carrinho, porém não finaliza a compra.
Esse mistério pode ser causado por diversos elementos: talvez seus anúncios não estão comunicando o produto corretamente, o processo de compra está dificultando o progresso e causando a desistência, ou até existe um bug escondido que causa problemas.
Realize testes contínuos para descobrir o que pode causar a desistência, realize ajustes e observe o comportamento dos usuários com o novo sistema. Monitore o fluxo da taxa de desistência dos carrinhos para descobrir se o problema foi solucionado ou diminuiu.
Peça o feedback de usuários e clientes
Quem melhor para explicar e entender a experiência de conversão do que os próprios clientes?
Ao coletar feedback de usuários, você consegue realizar decisões bem informadas para continuar melhorando seu site e o processo de compra. Você consegue entender suas necessidades, abordar suas dores e melhorar a taxa de conversão.
Após uma compra, por exemplo, apresente uma opção na qual usuários possam responder perguntas como “como podemos melhorar sua experiência?” e “sentiu alguma dificuldade durante o processo de compra?”
Realize testes contínuos (A/B, layout, CTAs)
CRO não é um processo rápido que traz resultados imediatamente; é uma evolução constante do site, descobrindo o que funciona e o que não é necessário para gerar uma conversão.
Por esse motivo, a execução de testes para comparar e descobrir que ajustes aumentaram sua taxa de conversão é essencial para transformar visitantes em clientes fiéis. Desde a otimização do seu processo de conclusão de compra até providenciar experiências personalizadas e recomendações de produtos, os testes ajudam a verificar a eficácia de seus esforços.
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