O que é a otimização (SEO) on-page? Saiba como melhorar seu alcance orgânico

SEO, ou otimização para mecanismos de busca, é o aglomerado de técnicas e estratégias que visam aumentar o ranqueamento dos seus canais digitais nos resultados de busca de mecanismos como Google, Bing, entre outros.
É considerado uma alternativa orgânica para as campanhas de anúncio pagas, porém é comumente utilizado em harmonia com o tráfego pago para receber os melhores resultados.
SEO on-page vs off-page
Mecanismos de busca utilizam diversos critérios para determinar o ranqueamento de sites e páginas, um dos mais importantes sendo a satisfação do usuário. Seu algoritmo busca por páginas que possuem palavras chaves relevantes a busca feita, e a autoridade do domínio.
Off-page
Off-page são os fatores de ranqueamento externos, que se expandem além das páginas e conteúdo do seu site. Ele é o determinante para a autoridade do seu site, assim como define seu perfil e relevância.
Esse SEO, em certos aspectos, é dependente em outros sites – estratégias como Link Building, redirecionamentos e uso de ferramentas externas como o Google Meu Negócio são todos fatores que afetam a autoridade da sua página. Quanto mais seu site é mencionado e redirecionado em outras páginas, os mecanismos de busca te veem como tendo grande conhecimento confiável, e melhoram seu posicionamento em retorno.
O uso do marketing via Redes Sociais também é considerado uma ferramenta de SEO off-page, já que direciona seus usuários para visitarem seu site e aumenta seu tráfego de maneira externa.
On-page
Já o SEO on-page categoriza todos as estratégias de SEO feitas internamente dentro do seu site ou página.
Isso inclui seu conteúdo, estrutura, palavras chaves utilizadas e até elementos HTML, com intuito de garantir que os mecanismos de busca conseguem entender e avaliar suas páginas, e ao mesmo tempo otimizando a página e a tornando mais engajante para seus visitantes.
Para um SEO on-page eficaz, é preciso de elementos fundamentais como:
Otimização de palavras chaves
Cada página de seu site deve conter conteúdo relevante a seu tópico, focado não somente em vender sua empresa, produto ou serviço, mas em providenciar informações de qualidade e úteis para quem estiver navegando.
O uso de palavras chaves inteligentes e relevantes ao conteúdo de sua página é vital para otimizar sua página para se alinhar com a intenção de busca por trás das palavras.
Criar conteúdo de qualidade
O conteúdo é um fator crítico para o SEO on-page. Com conteúdo de qualidade, você está providenciando uma razão para usuários visitarem seu site, observarem seus produtos e aprenderem mais sobre sua empresa.
Seja um blog sobre seu nicho, páginas informativas sobre serviços e produtos e até páginas de perguntas frequentes, esse conteúdo também ajuda aos mecanismos de busca descobrirem a qualidade do seu site e o posicionarem de acordo.
Uso de Multi mídia (fotos e vídeos)
O uso de elementos multimídia, como imagens e vídeos, adiciona mais uma camada para seu conteúdo que intriga os mecanismos de busca – junto a seu uso, adicionar atributos alt (também conhecidos como alt tags) ajuda aos mecanismos entenderem o que a imagem contém e torna seu conteúdo mais acessível, um fator que afeta diretamente seu ranqueamento.
Estrutura URL
O próprio Google recomenda que você utilize URLs que informam seus visitantes diretamente sobre os conteúdos da página – isso pois partes da URL podem aparecer nos resultados das buscas, já filtrando que páginas são relevantes para a busca.
O uso de palavras chaves dentro da estrutura de suas URLs é uma prática de SEO on-page que afeta diretamente seu ranqueamento.
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