Organização de orçamento: dicas para distribuir seus fundos em sua estratégia de marketing

Sem um plano de ação claro, é fácil acabar se perdendo e gastando mais do que o esperado, ou perdendo chances de se conectar com seu público nos canais certos.
Um orçamento bem estruturado te ajuda a realizar decisões inteligentes, aproveitar seu investimento ao máximo e focar seus esforços onde eles mais importam. Quando feita corretamente, a organização de orçamento coloca sua empresa no caminho certo para crescer.
O que compõe o orçamento para Marketing?
Um orçamento para Marketing é seu plano para quanto irá gastar dentro de um período (comumente um ano) em seus esforços de Marketing. Ele engloba os custos estimados para tudo – desde anúncios online e campanhas sociais até materiais impressos, eventos e software.
A alocação de orçamento é uma etapa crítica de um plano de Marketing. É uma habilidade necessária para empresas de todos os tamanhos, afetando todos os departamentos da organização do negócio, caso feito incorretamente.
Ao criar um orçamento para marketing, é importante considerar:
Objetivos da empresa
A base de qualquer Marketing é se alinhar com os objetivos maiores da empresa. Dependendo em seu objetivo, os fundos precisarão ser distribuídos de diferentes maneiras.
Por exemplo: Se seu objetivo é a aquisição de novos clientes, uma porção maior do investimento deve ser utilizada em anúncios PPC, redes sociais e SEO. Já se for a retenção de clientes existentes, seu foco muda para CRM, Email Marketing e outros incentivos de lealdade.
Alinhar seus esforços de marketing garante otimização de seus recursos e resultados tangíveis.
Público Alvo e canais de comunicação
Entender seu público alvo profundamente influencia onde e como seu orçamento será gasto. Compreender sua demográfica, comportamentos e especialmente seus canais de comunicação mais utilizados garante que seu marketing alcance as pessoas certas e faça a diferença.
Quando anunciamos, é crucial saber onde aquele nicho de consumidores está online – gastar seus esforços em canais sem movimento dentro da sua área trará poucos resultados, e gastará parte do seu orçamento com pouco retorno.
Histórico de performance e ROI
Quando fazendo novos planejamentos financeiros, avaliar a performance de marketing anterior é indispensável. No Marketing, os dados são seus maiores aliados para refinar e compreender melhor como seu orçamento está sendo gasto e o que pode ser feito para melhorar seu ROI.
Sempre analise os meses anteriores, entendendo a performance do seu orçamento e encontrando ajustes a serem feitos para trazer novos resultados com o novo orçamento e novas campanhas.
Busque conselhos de um Profissional de Marketing
Ao consultar sua equipe de Marketing, pergunte o que eles recomendariam para seu planejamento e orçamento. Com anos de experiência, profissionais conseguirão prever seus resultados e encontrar buracos em sua estratégia com mais facilidade, te ajudando a pular diversas tentativas falhas e cortar diretamente a melhores resultados.
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