Meta Tags: o que são e como são usadas para otimizar seu SEO

O que são Meta Tags?
Meta Tags são elementos HTML que providenciam informações sobre sites e suas páginas para mecanismos de busca, como Google, Firefox e Bing, assim como seus usuários. Essas tags aparecem na seção <head> no código fonte da página, como por exemplo:
<meta name="description" content="Sites 10 Marketing Digital | O que é growth hacking? Entenda a estratégia e como ela impacta o marketing digital">
Nesse exemplo, a descrição meta apresenta o tópico e tema dessa página. Navegadores como o Google utilizam essas informações para adicionar uma curta descrição nos resultados, influenciando como seu site aparece nos resultados e ranqueamentos. Ao adicionar essas tags, você consegue influenciar como sua página irá aparecer nos resultados de busca e atrair mais usuários.
Tipos de Meta Tags
Meta tags são elementos importantes para qualquer estratégia de SEO, podendo influenciar diversos fatores no ranqueamento:
Meta Titles (títulos)
Consideradas as mais importantes para seu SEO, as tags título determinam o que irá parecer no título do site ao fazer uma busca. Ela providencia uma descrição concisa e relevante do conteúdo de uma página, assim como atrair a atenção do usuário – sendo o maior texto que aparece na tela, como um hiperlink.
Um Título atraente pode aumentar sua taxa de cliques e ajudar mecanismos de busca a entenderem o tópico da sua página.
Meta Keywords (Palavras Chave)
As Palavras chaves não são altamente utilizadas, mas podem ser um bom atributo para incrementar sua estratégia de SEO. Elas são uma série de palavras que você considera relevante para a página em questão – seu intuito é que, quando forem pesquisadas, essas palavras façam que seu site apareça nos seus resultados como correlação.
Meta Descriptions (descrições)
Como o nome sugere, essa tag adiciona uma descrição sobre sua página. Na maioria das vezes, essa descrição é colocada abaixo do título do seu site, providenciando um sumário rápido sobre que conteúdo o usuário pode esperar ao entrar no seu link.
Uma descrição bem escrita, de até 155 caracteres, pode atiçar usuários a se interessar no seu conteúdo e ver seu valor, já na página de buscas.
Meta Robots
Os mecanismos de busca utilizam “robôs”, chamados de Crawlers, que analisam seu site e o categorizam baseados nas informações que você o disponibilizar em seu SEO.
Com esse atributo, você informa os mecanismos de busca sobre o que fazer com suas páginas: “index/noindex” comunica para o mecanismo mostrar (ou não mostrar) sua página em resultados de busca. “Follow/nofollow” já informa sobre o que fazer com suas páginas internas, se devem confiar e seguir seus links para a próxima página ou não.
Se você quer aproveitar de estratégias que realmente funcionam, confie na equipe da Sites 10, Agência de Marketing Digital. Com nossa experiência em criação de sites, gestão de redes sociais e marketing digital, garantimos uma excelente experiência para você e seus clientes, ajudando seu negócio a alcançar novos patamares.
Fale conosco hoje mesmo e veja como podemos transformar sua visão em realidade digital.
VOLTARPosts Relacionados