Dark Funnel: o que é e como podem estar impactando seus resultados?

Sites 10 Agência Digital | Dark Funnel: o que é e como podem estar impactando seus resultados?
Dark Funnel: o que é e como podem estar impactando seus resultados?

Rastrear e guiar seus clientes até uma conversão é um aspecto crucial de gerenciar e acompanhar o crescimento de qualquer empresa. Para isso, o uso de funis de marketing e seu gerenciamento é utilizado – porém existem conversões quase impossíveis de rastrear.


Fenômenos como o Dark Funnel são primeiramente utilizados no marketing B2B, porém as similaridades com empresas B2C o torna um fenômeno que afeta a todos em problemas como atribuição, a mensuração do marketing e os gastos desnecessários.


O que é Dark Funnel?

O funil tradicional do marketing digital é baseado nos estágios da jornada de compra dos consumidores, com etapas como conscientização, interesse, desejo e ação. Ele segue medidas rastreáveis e consistentes para determinar como a jornada do cliente é, seus pontos fortes e fracos, e como guiar essa jornada para gerar leads e conversões.


Já o Dark Funnel, ou “Funil Escuro”, existe silenciosamente dentro do seu funil de vendas. Ele consiste de pontos de contato na jornada do cliente que acontecem fora do seu alcance, ou seja, canais e espaços que você não vê e não consegue controlar diretamente.  


Ele explica alguns casos nos quais os resultados de conversões e leads não estão alinhados com os resultados do funil – alguns dos clientes estão “passando despercebidos”, porém ainda realizando conversões.


Redes sociais (Dark Social)

As redes sociais são os espaços mais populados online e onde muitos investem seus esforços de marketing, visando encontrar e conquistar o máximo de consumidores presentes nesses canais.


Dark Social, por outro lado, se refere ao conteúdo compartilhado em canais privados que são difíceis (ou impossíveis) de analisar com ferramentas clássicas de insights. Esses incluem aplicativos de mensagem (como WhatsApp e Messenger), e-mails, ou até aplicativos de conversa como Slack ou Discord.


Quando alguém copia um link e compartilha dentro de suas mensagens, isso gera tráfego sem dados de referência – o tornando invisível aos profissionais de marketing.


Dark Funnel vs Dark Social – tem diferença?

De maneira simples, o Dark Social é uma parte integral do Dark Funnel, com suas distinções.


O Dark Social se refere a dados como envios de posts, conversas em mensagens privadas falando sobre sua empresa, links compartilhados e visualizações que, mesmo sem engajamento, levaram alguém a uma conversão “fora do funil”. O Dark Funnel contém todos esses canais, em adição a seus outros aspectos como eventos sociais, vendas físicas e conexões.


Se você busca aproveitar de estratégias que realmente funcionam, confie na equipe da Sites 10, Agência de Marketing Digital. Com nossa experiência em Google Adsdesenvolvimento de sites e funcionalidades avançadas, garantimos uma excelente experiência tanto para você quanto para seus clientes.


Estamos prontos para transformar sua visão em realidade digital e impulsionar seu negócio para novos patamares. Fale conosco hoje mesmo e descubra como podemos ajudar!


VOLTAR

Posts Relacionados

Fale com especialista

Aguarde

Confirmar ação?

Deletar essas informações podem corromper alguma coisa

Cancelar

Ok