Check-in semestral de marketing: A importância da monitoração no marketing da sua empresa
Com dados e informações acumulados pelos últimos meses, chega a hora de garantir que sua estratégia de marketing está alinhada com os objetivos que demarcou para determinado período (comumente um ano).
Ao revisar seus objetivos e conquistas durante o período, você consegue fazer ajustes antecipados para gerar melhor ROI no restante do ano. Afinal, só repetir a mesma fórmula não irá gerar resultados para sempre.
O que é o Check-in semestral?
O Check-in é um momento para avaliar seus esforços de marketing atuais, o que está trazendo resultados e fazer ajustes inteligentes para garantir que os objetivos definidos no início do ano ou período serão conquistados.
Essa análise ajuda a revelar a realidade sobre seus resultados, os comparando com os objetivos inicialmente marcados. Em casos que os objetivos não parecem que serão conquistados, você tem tempo amplo para fazer mudanças – seja elas na sua execução ou em quais são os objetivos finais, caso forem ambiciosos.
Um Check-in semestral eficiente é feito com algumas etapas chave:
1. Revisite seus objetivos
Com meses de experiência, é comum alguns detalhes acabarem se perdendo no meio da correria diária. Por isso, comece voltando atrás e conferindo seus objetivos, e o que foi definido para alcançá-lo.
Seus objetivos mudaram com o tempo? Esse objetivo ainda está alinhado com o que é esperado da empresa? O que foi definido está sendo cumprido?
2. Revise as métricas principais
Com o objetivo original, meça seus resultados atuais. Dependendo na sua estratégia, isso inclui analisar:
-Seu tráfego e taxa de rejeição
-Emails abertos e cliques
-Performance de anúncios pagos
-Engajamento orgânico e seu alcance
-Geração, volume e qualidade de leads
Analise os resultados de mês a mês, não só o total. Existem picos em cada campanha? Quedas que podem ser explicadas? A Análise profunda revela informações cruciais para conseguir prever o que funciona, e o que adaptar, assim como servem de previsão para os resultados dos próximos 6 meses.
3. Observe as reações do seu público-alvo
Especialmente com as redes sociais atuais, a opinião e os gostos do público estão sempre mudando e se transformando conforme o tempo. É crucial se manter atualizado sobre o que seus clientes acham dos últimos meses, como estão engajando e o que precisa ser adaptado para solidificar clientes e conquistar novos.
O público é uma parte crucial para qualquer marketing, e o compreender faz toda a diferença para decidir como seguir com sua estratégia
4. Realinhe seus esforços
Agora que tem um entendimento profundo sobre como seu marketing está organizado após os primeiros meses, chegou a hora de definir o resto do ano e planejar como seguir em frente.
Para isso, utilize as informações que juntou com suas análises e tome atitudes como atualizar seus objetivos, os tornando conquistáveis e mais eficientes, assim como ajustar as prioridades da campanha, chamando atenção para áreas que estão com baixa performance.
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