Sitemaps: o que são e por que seu site precisa ter um

Sites 10 Agência Digital | Sitemaps: o que são e por que seu site precisa ter um
Sitemaps: o que são e por que seu site precisa ter um

Para que seu site traga resultados, é crucial que ele seja apropriadamente indexado pelos mecanismos de busca. Isso significa que os mecanismos precisam conseguir ler seu site corretamente, compreender a sua ordem de páginas e então as indexar.


Os Sitemaps são uma ferramenta que ajuda nesse esforço, facilitando o trabalho dos mecanismos e melhorando a sua indexação e SEO no processo.


O que é um Sitemap?

Sitemaps são uma parte da programação do seu site. Eles providenciam informações valiosas para os mecanismos de busca sobre as diferentes páginas do seu site, indicando quais páginas são parte do site, sua hierarquia e como as indexar dentro dos mecanismos. Ele serve como um “mapa”, garantindo que suas páginas serão indexadas e informando mecanismos de busca, como o Google, quais páginas você considera mais importantes.


Existem diversos tipos de Sitemaps, com objetivos e resultados diferentes que podem afetar a experiência geral do usuário no seu site. Os principais são:


XML Sitemap

São dedicados aos mecanismos de busca – eles ajudam os crawlers (robôs que rastreiam e indexam seu site) navegarem seu site da maneira correta e indexarem as páginas certas.


HTML Sitemap

São dedicados aos usuários, melhorando a navegação e usabilidade do site ao manter todo o conteúdo organizado – eles são legíveis para os usuários, providenciando links clicáveis dentro do site. Seu objetivo é melhorar a experiência do mesmo – não afetam a sua indexação e ranqueamento nas buscas.


Normalmente, os Sitemaps em XML e HTML são utilizados em combinação para providenciar a melhor experiência e indexação funcional.


Otimização de Sitemaps

Seu Sitemap também pode ser otimizado para ajudar em destacar conteúdos de alto valor e garantir que o Sitemap representa corretamente o estado atual do seu site (como quando novas páginas são adicionadas, por exemplo).


Mecanismos de busca impõe um limite de 50.000 URLs por Sitemap – Diminuir sua quantidade de URLs para até 10.000 ajuda a aumentar a velocidade da sua indexação, assim como simplificar o seu Sitemap para ser mais intuitivo.


Selecionar as páginas relevantes, atualizar a frequência de atualizações do Sitemap e garantir que o Sitemap reflete corretamente a hierarquia de páginas do seu site são alguns passos que ajudam a otimizar sua funcionalidade e trazer melhores resultados.


Se você busca aproveitar de estratégias que realmente funcionam, confie na equipe da Sites 10, Agência de Marketing Digital. Com nossa experiência em Google Adsdesenvolvimento de sites e funcionalidades avançadas, garantimos uma excelente experiência tanto para você quanto para seus clientes.


Estamos prontos para transformar sua visão em realidade digital e impulsionar seu negócio para novos patamares. Fale conosco hoje mesmo e descubra como podemos ajudar!

VOLTAR

Posts Relacionados

Fale com especialista

Aguarde

Confirmar ação?

Deletar essas informações podem corromper alguma coisa

Cancelar

Ok