“400 Bad Request”: O que é e o que causa esse erro?

É sempre um incômodo quando um site que queremos (ou precisamos!) utilizar falha em carregar, as vezes sem mesmo um motivo. É importante compreender o porquê dessa falha acontecer, para saber como o corrigir.
Em casos de falha de carregamento, recebemos o erro “400: Bad request”. Esse erro pode aparecer de diversas outras maneiras, como por exemplo:
-400 Bad Request
-HTTP 400 Bad Request
-HTTP Status 400—Bad Request
-400 Bad Request Error
-HTTP Error 400
-Bad Request: Error 400
-HTTP Error 400—Bad Request
O que significa o erro 400?
Erros 4xx são usados para referir a erros que ocorrem no lado do cliente – seja uma URL escrita incorretamente, ou uma página privada cujo o navegador não tem acesso, esses erros refletem que em algum momento na sua pesquisa, algo não seguiu o necessário para ter acesso aquele conteúdo.
No caso atual: Ao acessar um site, o navegador comunica com o servidor para receber uma “permissão” e permitir o acesso a página. Receber esse aviso significa que o servidor não consegue (ou não pode) processar essa requisição incorreta – essa falha é reconhecida como “Bad Request”, ou “requisição ruim”.
Em outras palavras, os dados que foram enviados pelo cliente para o servidor não seguiram os requisitos para permitir o acesso.
As causas desse erro podem ser várias, mas comumente são relacionadas a um problema local no seu navegador o dispositivo (computador, celular, tablet). Raramente são erros relacionados a hospedagem do próprio site.
Como corrigir o “Erro 400: Bad Request”?
Para corrigir o erro, existem algumas maneiras para testar:
- Verifique a escrita da URL
DNS se refere ao sistema que traduz o nome dos sites (domínios) para endereços de IP. Caso o seu nome seja escrito incorretamente, o servidor não encontrará o local que está buscando, e trará uma página de erro. Lembre-se: nomes válidos são formados somente por letras e pouquíssimos caracteres especiais – como acentos e hifens. O nome também não pode exceder 63 caracteres.
- Verifique o tamanho de arquivos
Outra causa de erros é o upload de arquivos que o site não aceita – como imagens, vídeos, arquivos de áudio, etc. Se o arquivo excede o máximo que o servidor permite, ele pode acabar respondendo com um erro 400. Você pode testar com o envio de um arquivo menor, comprimindo o original. Se o teste tiver sucesso, essa era a causa do problema.
- Verifique sua conexão a internet
Erros podem ser causados por uma instabilidade ou bloqueio na sua conexão com a internet. Para testar, troque seu dispositivo de uma conexão de Wi-fi/cabo para uma rede 3G/4G/5G. Se o erro sumir, é importante que reinicie sua wifi e entre em contato com seu provedor de internet para que eles investiguem o ocorrido.
- Limpe seu cachê
Dados de cachê corrompidos ou desatualizados podem interferir com suas futuras interações com o site. Em alguns casos, o servidor não conseguirá realizar o pedido apropriadamente com tantas informações em conflito. Para isso, limpe o cachê do seu navegador e verifique se o erro persiste.
Para saber como limpar seu cachê no seu navegador, temos um guia completo aqui.
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