Entenda como o Google posiciona anúncios pagos na página principal

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Entenda como o Google posiciona anúncios pagos na página principal

Quando você realiza uma pesquisa no Google, logo se depara com uma série de links, seja em forma de resultados orgânicos ou anúncios pagos. Esses anúncios, que aparecem no topo ou na lateral da página, não são exibidos aleatoriamente, mas seguem uma série de critérios definidos por um dos sistemas mais avançados do mercado: o Google Ads.

Entender como o Google posiciona esses anúncios é essencial para quem deseja alcançar uma boa visibilidade online, especialmente em um cenário competitivo. Vamos explorar como esse processo funciona.


Como o Google se estrutura

1. compras

Em qualquer pesquisa relacionada a um produto, a primeira opção que aparece no topo da página são resultados referentes a página de compras do próprio Google. Esses resultados já são utilizados por usuários como fonte de informação, comparando preços e lojas onde o que buscam está disponível.

2. links patrocinados

Logo abaixo, os links pagos aparecem. Nesses resultados, você paga um valor ao Google para que seu link apareça quando o cliente pesquisar por certas palavras-chaves.

3. posicionamento orgânico

Por fim, temos os posicionamentos reais feitos pelo algoritmo. Os melhores sites (de acordo com o Google) serão os primeiros resultados, então o mais alto que seja seu posicionamento orgânico, melhor.


Vale mencionar que, logo acima desses resultados, ficam as respostas para perguntas frequentes. Essas respostas trazem informação diretamente de sites considerados confiáveis, então se seu conteúdo for real e de qualidade existem chances dele ser utilizado por essa ferramenta.


O Google Ads utiliza um sistema de leilão para determinar quais anúncios aparecerão e onde, dentro da página de resultados. Esse leilão ocorre cada vez que alguém realiza uma pesquisa. Empresas ou indivíduos interessadas em exibir seus anúncios escolhem palavras-chave relevantes para seus produtos ou serviços. Quando um usuário faz uma busca, o Google seleciona os anúncios com base no valor da oferta, mas também no Índice de Qualidade.


Índice de qualidade: relevância é fundamental

O índice de qualidade é uma métrica fundamental no Google Ads. Ele avalia a qualidade e a relevância do seu anúncio, com base em fatores como a taxa de cliques (CTR) esperada, a qualidade da sua página e a relevância da palavra-chave escolhida. Anúncios com um Índice de qualidade mais alto têm mais chances de aparecer em posições melhores, mesmo que o valor da oferta seja um pouco menor. Isso significa que o Google valoriza a experiência do usuário e busca exibir anúncios que sejam mais relevantes para a consulta feita.


Custo por Clique (CPC) e seu posicionamento

O valor que você está disposto a pagar por clique também influencia diretamente a posição do seu anúncio. Em termos simples, quanto maior o seu CPC máximo (isso sendo o valor que você está disposto a pagar por cada clique no seu anúncio), maior a probabilidade de seu anúncio aparecer em posições mais altas. Porém, como mencionamos, o Google também leva em consideração a qualidade do anúncio, então, nem sempre quem paga mais garante a melhor posição.


Formatos e disposição dos anúncios

Na página principal do Google, os anúncios pagos podem aparecer de diferentes formas. Normalmente, eles ocupam a parte superior ou inferior da página, e, em alguns casos, podem estar visíveis nas laterais em dispositivos desktop. O formato de exibição também influencia a visibilidade: anúncios com extensões, como número de telefone ou links adicionais, podem ser mais atrativos para o usuário e, consequentemente, têm maior chance de gerar cliques.


Experiência do usuário em primeiro lugar

Com tudo isso em mente, vale reforçar que o Google posiciona os anúncios de forma estratégica para garantir que os usuários encontrem aquilo que estão buscando de maneira rápida e eficaz. Anúncios que oferecem uma boa experiência, tanto em termos de relevância quanto de usabilidade, têm mais chances de se destacar, ajudando empresas a alcançar seus objetivos sem comprometer a experiência do usuário.

Compreender esses fatores e como eles realmente funcionam é o primeiro passo para otimizar suas campanhas e alcançar melhores resultados no Google Ads.

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