Erro SMTP [550] Email classificado como SPAM: o que causa e como resolver o problema?
![Sites 10 Agência Digital | Erro SMTP [550] Email classificado como SPAM: o que causa e como resolver o problema?](https://www.sites10.com.br/theme/assets/img/blog/erro-smtp-550-email-classificado-como-spam-o-que-causa-e-como-resolver-o-problema/2025-06-18.12-05-05-43-570x620.jpg?>)
Emails, como uma maneira de comunicação direta e constante em ambientes de trabalho, acabam sendo cruciais para o seu dia a dia. Isso torna a experiência de receber um erro ainda mais confusa – você sempre envia Emails, por que esse recebeu um aviso?
Os erros 550 são conectados ao envio e recebimento de Emails, e se manifestam com o seguinte aviso:
“Ocorreu um erro!
Erro SMTP: [550] This Message was classified as SPAM and may not be delivered.”
Traduzida, a mensagem fica:
“Erro SMTP: [550] Essa mensagem foi classificada como SPAM e pode não ser enviada.”
Por mais frustrante que isso seja, o erro está protegendo seu servidor de Emails de ser bloqueado completamente pelos servidores recipientes. Essa mensagem pode ser corrigida ou removida com pequenas alterações, dependendo no que tenha causado o erro.
O que significa o Erro SMTP 550?
Quando você envia um Email, independente do serviço de Email que usar, ele precisa passar por filtros de Spam antes que consiga ser enviado para o recipiente. Os filtros de Spam têm uma taxa baixa de falsos-positivos, significando que eles raramente bloqueiam Emails Legítimos.
Se, ao enviar um Email, ele voltar com a mensagem de erro, isso significa que algo dentro dele foi pego pelos filtros de Spam, fazendo com que ele seja filtrado incorretamente.
SMTP, ou “Simple Mail Transfer Protocol”(Protocola de transferência simples de correspondência), é o protocolo utilizado para enviar Emails pela internet – é a maneira tradicional de garantir que os mesmos serão recebidos.
Qualquer erro que ocorra com esse código significa que, em algum momento do caminho, algo impediu seu email de ser entregue.
O que fez meu Email ser filtrado? Como posso enviá-lo?
O motivo para a rejeição do Email pode variar dependendo na plataforma de Email (do recipiente e remetente), os conteúdos e temas do Email e outros fatores que mudam de caso em caso.
Mesmo não existindo uma maneira garantida de corrigir o problema, existem algumas coisas que você pode tentar para enviar seu Email:
Assunto muito genérico
Emails vagos, com um assunto e tópico genérico e que pode ser questionado pelos filtros (como cobranças e e-mails repetitivos), acabam sendo rejeitados e retornados ao remetente. Pequenos ajustes no assunto e corpo do Email podem resolver o problema.
Uso de caixa alta (capslock) em todos os caracteres do assunto ou corpo do Email
Um elemento comum entre Emails de Spam é o uso excessivo de caixa alta e avisos intensos, para chamar a atenção de quem os recebe. Mesmo que não seja a intenção, esse uso pode acabar causando um falso positivo e recusando o envio do Email.
Possível inclusão de links / hiperlinks no Email
Muitos golpes online utilizam links falsos e Hiperlinks escondidos para instigar o recipiente a clicar em um link perigoso – por isso, o uso de links encurtados e hiperlinks podem trazer suspeita a um Email inocente.
Envio de muitos e-mails com o mesmo assunto / conteúdo / Email padrão
Algumas empresas e autônomos utilizam um padrão quando enviam Emails similares para clientes ou colaboradores, para facilitar o seu trabalho diário. Porém, após o envio de muitos Emails com o mesmo corpo, assunto e remetente, os Emails podem acabar filtrados como Spam, e seu Email pode ficar vulnerável a bloqueios.
Mais de um destinatário no mesmo Email
Alguns servidores de Email são mais sensíveis ao envio de mensagens para múltiplos destinatários, e podem identificar isso como um sinal de Spam. Além disso, se um dos destinatários está em sua lista de bloqueio ou possui suspeitas, o Email inteiro pode ser recusado. Nesses casos, o Email em questão será especificado.
Se você busca aproveitar de estratégias que realmente funcionam, confie na equipe da Sites 10, Agência de Marketing Digital. Com nossa experiência em Google Ads, desenvolvimento de sites e funcionalidades avançadas, garantimos uma excelente experiência tanto para você quanto para seus clientes.
Estamos prontos para transformar sua visão em realidade digital e impulsionar seu negócio para novos patamares. Fale conosco hoje mesmo e descubra como podemos ajudar ;)
VOLTARPosts Relacionados