Abordagem frequentista vs bayesiana em testes A/B
Quando falamos em Marketing digital, a estratégia é o primeiro passo para se posicionar online. Ao crescer online, é difícil ver que partes da sua estratégia estão realmente ressoando com seu público.
Os testes A/B, junto a outras otimizações de conversão, permitem que você teste diversas abordagens para melhorar seu conteúdo, providenciar experiências aperfeiçoadas e conquistar seus objetivos de conversão rapidamente.
Recapitulando: O que são testes A/B?
Testes A/B são uma técnica utilizada no Marketing de conteúdo, que permitem comparar duas versões de algo (seja um post, landing page, site ou outros) para aprender qual é mais eficaz; de maneira simples, seus usuários preferem a versão A ou B?
Esses testes envolvem o uso de diversos elementos de suas campanhas, desde o texto até elementos visuais, frases e objetivos, aplicando pequenas mudanças para ver qual será a performance das duas versões, determinando que diferenciais trouxeram melhores resultados.
>Para aprender mais sobre o que são os testes A/B, exemplos e como aplicar, confira nosso guia aqui.
O que é a abordagem Frequentista (+exemplos)
A abordagem frequentista trata probabilidades como equivalentes a “frequências”, ou o número de vezes que algo acontece.
Em outras palavras, a probabilidade reflete a frequência em que um evento ocorre repetidamente ao longo de um prazo.
Imagine que você está testando se o aumento do preço de um produto de US$ 9,99 para US$ 11,99 aumenta a receita por visitante. Um delineamento frequentista clássico (de horizonte fixo) define o tamanho da amostra antecipadamente durante a preparação do teste (por meio de cálculos de poder estatístico). Para isso, define-se um efeito mínimo detectável (EMD), escolhe-se um valor p máximo desejado e o nível de poder estatístico a ser alcançado.
O que é a abordagem Bayesiana (+exemplos)
A Abordagem Bayesiana é uma framework estatísticas que incorporam conhecimento ou intuições prévias, junto a dados do experimento, para estimar qual será seu efeito.
Ela utiliza o teorema de Baye para compreender seus variáveis e testar conforme os dados se acumulam.
As estatísticas Bayesianas são consideradas um método e não um teste em si. Por exemplo:
Vamos dizer que você cria um novo email. Seu email antigo tem uma taxa de resposta de 3%. Este novo possui visuais mais atraentes, então você pensa que terá uma taxa de resposta de 5%. Então você o envia para 50 pessoas e 2 respondem. Isso dá 2%. Não é ótimo, mas também não é conclusivo. Então você envia mais 50 e-mails e mais 3 respondem.
Agora, de 100 e-mails, você tem 5 respostas, uma taxa de resposta de 5%. Ainda não é conclusivo, então você envia mais 50 e recebe 4 respostas. Portanto, de 150 e-mails, 7 responderam — uma taxa de resposta de aproximadamente 4,5%. Você repete isso mais algumas vezes e a taxa de resposta não se desvia muito de 4,75%.
Então essa é, provavelmente, a taxa de resposta do novo e-mail.
Um método Bayesiano é como uma forma mais inteligente de estimar quantas pessoas responderão a um e-mail. Ele nos ajuda a descobrir a resposta mais rapidamente e com menos e-mails. Por exemplo, depois de enviar 40 e-mails, podemos pensar que há cerca de 4,7% de chance de as pessoas responderem.
Isso não prova que o novo e-mail é definitivamente melhor do que o antigo, que teve uma taxa de resposta de 3%, mas nos mostra a probabilidade de o novo e-mail ser melhor.
Se você busca aproveitar de estratégias que realmente funcionam, confie na equipe da Sites 10, Agência de Marketing Digital. Com nossa experiência em Google Ads, desenvolvimento de sites e funcionalidades avançadas, garantimos uma excelente experiência tanto para você quanto para seus clientes.
Posts Relacionados