As 3 etapas da jornada do cliente: o que são e como as mapear para sua estratégia

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As 3 etapas da jornada do cliente: o que são e como as mapear para sua estratégia

Para compreender o que seus clientes pensam ao escolherem seus serviços ou produtos, é importante se colocar na posição deles – como pensam, como chegam a conclusão que você será a melhor opção?

Essas informações são preciosas para qualquer estratégia funcional de marketing digital, por isso colocamos grande parte dos esforços iniciais em entender bem como os consumidores pensam, agem e decidem suas compras.


Entenda o processo de compras

A jornada do cliente possui 3 etapas principais, com algumas estratégias adicionando pequenos passos que podem acontecer entre os iniciais. As etapas adicionais somente fazem diferenças se você já estiver implementando a estratégia principal e vendo seu sucesso, então o melhor é focar nas 3 etapas:


Descoberta

O primeiro passo para uma compra é compreender que você tem um problema ou uma necessidade. Nessa etapa, o cliente começa a buscar mais informações gerais relacionadas a seu problema ou necessidade, e sente falta do que está faltando. Isso os leva a buscar soluções para preencher esse buraco.  


Consideração

Entrando na segura etapa, clientes estão cientes da situação e tem uma perspectiva e conhecimento sólidos sobre o problema e começam a buscar e avaliar quem irá o solucionar. Aqui eles não estão prontos para realizar uma compra, comparando várias empresas, lojas e até soluções caseiras. Essa etapa é ótima para guiar seu interesse e os ajudar a entender qual é a melhor opção.


Decisão

Ao entrarem na etapa decisiva, já estão bem informados e tem um conhecimento refinado sobre ambos o problema em si, e todas as opções que tem disponíveis para o solucionar. É nessa decisão final que eles decidem entrar em contato com a empresa e tirar as últimas dúvidas que restaram em suas mentes – essas respostas irão determinar com quem será sua compra final.

Fique ciente, essa decisão não é feita somente com base nos fatos específicos do que você está oferecendo, mas pode incluir elementos sentimentais com o relacionamento entre o cliente, o problema, seu atendimento e outros fatores.


A importância de analisar a jornada do consumidor

Desenvolver uma estratégia de marketing que se alinhe com a jornada que seu futuro cliente irá passar pode te ajudar a coletar informações valiosas sobre seus visitantes. Você pode utilizar esses dados para alterar aspectos de seu site, conteúdos e abordagem em geral de maneira a tornar sua estratégia ainda mais eficiente e eficaz.


Como usar esses dados para aumentar suas conversões

Para transformar essas informações em uma estratégia de conteúdo funcional, precisamos entender que tipo de conteúdo irá impactar seu cliente naquele momento:


Descoberta: os clientes estão focados em obter um conhecimento geral sobre seu problema, então utilizam plataformas como Google e navegam por blogs, sites e anúncios. Criar conteúdo informativo sobre seu produto ou serviço que apareça nas pesquisas orgânicas irá os encontrar com mais facilidade.


Consideração: Essa etapa é crucial para mostrar a seu cliente que você é a melhor opção – seu site, redes sociais atualizadas e anúncios devem ter informações sobre seus serviços ou produtos, como o processo de compra funciona, suas credenciais que provam que você é confiável e avaliações demonstrando a satisfação de seus clientes anteriores.  


Decisão: aqui, clientes podem ter algumas dúvidas finais antes de comprar. Conteúdos que se destacam para facilitar essa etapa são páginas respondendo dúvidas frequentes, landing pages para produtos específicos e demonstrações do que está oferecendo.


Se você busca aproveitar de estratégias que realmente funcionam, confie na equipe da Sites 10, Agência de Marketing Digital. Com nossa experiência em Google Adsdesenvolvimento de sites e funcionalidades avançadas, garantimos uma excelente experiência tanto para você quanto para seus clientes. Estamos prontos para transformar sua visão em realidade digital e impulsionar seu negócio para novos patamares. Fale conosco hoje mesmo e descubra como podemos ajudar!

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